EDUCAÇÃO MUSEAL E A PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70282Palavras-chave:
Educação Museal, Pandemia, COVID-19, Museu, Educação Museal OnlineResumo
Apresentação Dossiê 'Educação Museal e a Pandemia de COVID-19'Referências
ANDRADE, Camila de Oliveira; ALVES, Camila Araújo. EDUCAÇÃO MUSEAL E ACESSIBILIDADE: O QUE APRENDEMOS COM A DEFICIÊNCIA? Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 266-274. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65895
BONATTO, Maria Paula de Oliveira; REIS, Bianca Antunes; SILVA, Priscilla Abrantes da; AGUIAR, Suzi Santos de. MUSEU DA VIDA FIOCRUZ E COVID19: EDUCACÃO, CIÊNCIA E CULTURA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 93-119. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64441
CARVALHO, Cristina; LOPES, Gabriela Campolina de Azeredo Coutinho. APROXIMAÇÃO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO: MUSEUS EM CONTEXTOS VIRTUAIS DURANTE A PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 21-33. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62958
CECA BR; REM BR. Carta Aberta aos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de COVID-19 na educação museal no Brasil. ICOM Brasil, 2020. Disponível em: <http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf>. Acesso em: 19 set. 2022.
CHIOVATTO, Milene; AIDAR, Gabriela; OLIVEIRA, Margarete de; SANTOS, Wilmihara Benevides da Silva Alves dos; FARINHA, Vera Lucia Cardoso. EDUCAÇÃO MUSEAL EM TEMPOS PANDÊMICOS: O QUE APRENDEMOS? . Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 34-56. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64144
COSTA, Andréa Fernandes.; CASTRO, Fernanda.; SOARES, Ozias. Por uma história da educação museal no Brasil. In: Costa, Andréa Fernandes; Castro, Fernanda; Soares, Ozias (Orgs.) Educação museal: conceitos, história e políticas. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020.
COSTA, Andréa Fernandes; CASTRO, Fernanda; SOARES, Ozias; CHIOVATTO, Milene Educação museal. In: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.
CUNHA, Livia Mascarenhas de Paula; SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos; MARZULLO, Renata Zappelli; SIQUEIRA, Elaine Barros. A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E MUSEUS DE CIÊNCIA NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DA CASA DA CIÊNCIA DA UFRJ. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 152-172. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64535
DAHMOUCHE, Mônica Santos; PINTO, Simone Pinheiro. MUSEU CIÊNCIA E VIDA E OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS DURANTE A PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 77-92. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64430
FLÓRIO, Victória; SANTOS, Karlla Kamylla Passos dos; MARTINS, Alanna Dahan. EXPOSIÇÃO VIRTUAL O CÉU QUE NOS CONECTA O PÚBLICO INFANTO JUVENIL OCUPA O MUSEU DE CIÊNCIAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 120-151. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64444
IBERMUSEUS. O que os museus necessitam em tempos de distanciamento físico. Resultados da pesquisa sobre o impacto do COVID-19 nos museus ibero-americanos. Relatório de impacto da pandemia e repositório COVID-19 para os museus, julho, 2020. Disponível em: http://www.ibermuseos.org/wp-content/uploads/2020/07/informecovid-vf.pdf Acesso: 20 set 2022.
IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Documento Final da PNEM. Brasília: Ibram, 2017.
ICOM. Museums, museum professionals and COVID-19: survey results. ICOM, COVID-19, maio 2020. Disponível em: <https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/05/Report-Museums-and-COVID-19.pdf>. Acesso em: 19 set. 2022.
MARTI, Frieda Maria. A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2021, 298f.
MARTI, Frieda Maria.; COSTA, A. Revisitando os museus na pandemia: sobre educação museal online e cibercultura. Notícias. Revista Docência e Cibercultura, maio de 2020, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1107. Acesso em: 23 ago. 2022.
MARTI, Frieda Maria; BRAGA, Carolina; MONTEIRO, Fernanda; COSTA, Andrea Fernandes. ‘NATUREZA NA PELE’: O POTENCIAL DAS NARRATIVAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 173-192. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66020
MARTI, Frieda; SANTOS, Edméa. Educação museal online: a educação museal na/com a cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, maio-ago, 2019, v. 3, n. 2,. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44589. Acesso em: 20 ago. 2022.
MATOS, Claudia Sá Rego; VALIATE, Larissa Leal; CHAMUSCA, Caroline; FALCÃO, Douglas. INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO MAST E MEDIAÇÃO ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSEAL EM CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 214-233. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64541
MONTONE, Annelise Costa; BACHETTINI, Andréa Lacerda. RELATO SOBRE A DOCÊNCIA: CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS - RECOMENDAÇÕES E PROTOCOLOS VOLTADOS AO PATRIMÔNIO CULTURAL, EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID - 19-2020. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 252-265. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64398
OLIVEIRA, Taiana Lílian Costa de. CAMPANHA “VOZES DE OUTUBRO”: SENSIBILIZAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO VIRTUAL DO MUSEU DA VIDA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 193-213. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63002
PEIXOTO, Denise Cristina Carminatti; SOUZA, Aline Miranda; CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de. "O TRABALHO QUE O EDUCADOR FAZ É IR ALÉM": UMA CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL COM DENISE PEIXOTO, EDUCADORA DO MUSEU PAULISTA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 275-290. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66199
RODRIGUES, Izabela Cristina Bittencourt; PITTA, Ana Carolina; RIBEIRO, Caroline; OLIVEIRA, Bruno Henrique Gonçalves de; COLONESE, Paulo Henrique. CULTURAS ESTELARES COM PLANETÁRIO: VIAGENS PELA ASTRONOMIA DE POVOS ORIGINÁRIOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 291-294. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62953
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf
SILVA, Rejâne Maria Lira-da-LOPES, David Santana; ALMEIDA, Ana Caroline Caldas de; RODRIGUES, Tatiale de Oliveira; MISE, Yukari Figueroa. A EDUCAÇÃO MUSEAL DO NÚCLEO DE OFIOLOGIA E ANIMAIS PEÇONHENTOS DA BAHIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 57-76. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62998
SOUZA, Paula de Oliveira; ALMOINHA, Marina Santiago Gonçalves; MARANDINO, Martha. CRIANÇAS, ESCOLA E MUSEUS SE ENCONTRAM PELA TELA DO COMPUTADOR NA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 234-251. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63510
UNESCO. Museums around the World in the face of COVID-19. UNESDOC Digital Library, maio 2020. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373530/PDF/373530eng.pdf.multi>. Acesso em: 13 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).