Mobilização das habilidades e estratégias metacognitivas por meio dos jogos digitais

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Valdick Barbosa Sales Junior

Resumo


A metacognição se refere ao conhecimento, monitoramento e controle das habilidades cognitivas de uma pessoa antes, durante e após o início da aprendizagem. A literatura mostra que a obtenção do conhecimento pelo aluno que tem uma relação significativa com o desempenho escolar, mas nem todas as estratégias de aprendizagem utilizadas têm o mesmo resultado. Além disso, a tecnologia educacional, especialmente com os jogos digitais, se desenvolveu rapidamente na última década e teve um impacto profundo em todos os níveis de educação. Essa Revisão Sistemática de Literatura (RSL), propõe o estudo em várias bases de conhecimento, sobre a mobilização da metacognição nos jogos digitais para responder à pergunta: os alunos que utilizam os jogos digitais em seu aprendizado, fazem uso da consciência, habilidades e estratégias metacognitivas? Fazendo uso da Ferramenta StArt (State of the Art through Systematic Review), 770 estudos foram extraídos de diversas bases de dados de conhecimento e passaram pelos processos de identificação, triagem, seleção e qualidade para chegar ao número de 6 artigos que satisfizeram os critérios adotados. Como resultado, compreende-se que se trata de um estudo novo para a literatura. Nos dados, encontramos que 75% fazem uso das habilidades metacognitivas, 63% do conhecimento metacognitivo e 67% utilizam os processos cognitivos nos jogos.


Palavras-chave


Metacognição. Jogos digitais. Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61036

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