A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas
  • Alane de Almeida Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Fernanda Alexandre da Silva Gomes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2018.33011

Palavras-chave:

Formação de professores. Práticas pedagógicas. Metodologias do ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta as reflexões sobre a prática pedagógica do professor dos anos iniciais associado à experiência vivenciada pelas discentes da disciplina do Estágio Supervisionado IV em sua formação acadêmica. De natureza qualitativa, oestudo tem como instrumento tecnológico para coleta de dados, a pesquisa documental. O objetivo desse artigo é identificar as diferentes práticas metodológicas utilizadas pelos estagiários para mediar sua prática pedagógica na sala de aula, enquanto intervenção no Estágio do Ensino Fundamental I.Utilizamos como apoio teórico os estudos de Morais (1994), Saviani (2009), Tardif (2012), Libânio (1994), Documentos oficiais: LDB, PPC Pedagogia, entre outros. Nesse contexto, discute-se a Formação do professor, a Metodologia e Didática do Ensino Fundamental e por fim, apresentamos a análise dos dados, na qual expomos as metodologias mais utilizadas pelos discentes do Curso de Pedagogia.

Biografia do Autor

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria, games (jogos online), gamificação e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Alane de Almeida Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga

Fernanda Alexandre da Silva Gomes, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; SANTOS, Alane de Almeida; GOMES, Fernanda Alexandre da Silva. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 84–105, 2018. DOI: 10.12957/redoc.2018.33011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/33011. Acesso em: 14 dez. 2024.

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