Live-Lançamento de livro do Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo

Mirian Maia do Amaral

Resumo


Essa resenha versa sobre a live de lançamento do livro “A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação”. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, de autoria de Roberto Macedo, na qual o autor discute a pesquisa universitária, pautada num rigor outro e plural,e  transversalizada por compreensões curriculares, inspirações heurísticas e implicação formacional, baseadas em suas experiências, consolidadas no Grupo de pesquisa Formacce, e inspiradas no método etnográfico.


Palavras-chave


Pesquisa heuristico-formacional. Atos de currículo. Etnopesquisa

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: Oliveira, Inês. B.; Alves, Nilda (Orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. Petrópolis: DP et Alii, 2008, p. 15-38.

ALVES, Nilda; BERINO, Aristóteles; SOARES, Conceição. Como e até onde é possível pensar diferente. Micropolíticas de currículos, poéticas, cotidianos e escolas. In: Currículo: problematização entre práticas & políticas. Revista Teias. jan. /abr. 2012, v. 13, nº 27, p. 49-66.

AMARAL, Mirian Maia do. Autorias docente e discente: pilares de sustentabilidade na produção textual e imagética em redes educativas presenciais e online. Tese de Doutorado Faculdade de Educação, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2014.

ARDOÍNO, Jacques. Pesquisa multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: Barbosa, Joaquim. G. (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências sociais e na educação. São Carlos: UFScar, 1998.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liberlivro, 2007.

CERTEAU, Michael. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

MACEDO Roberto Sidnei. MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação:

o fundante da educação. Brasília: Líber Livros, 2010.

MACEDO Roberto Sidnei. Atos de currículo e formação: o príncipe provocado. Revista Teias. Currículos: problematização em práticas e políticas. Rio de Janeiro: UERJ, jan./abr. 2012, v. 13, nº 27, p. 67-74.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

NÓVOA, Antônio. Carta a um jovem investigador em Educação: investigar em Educação

Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, 2015, IIª série, nº 3.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre hetero e a ecoformação. In: Nóvoa, António; Finger, Matthias (Orgs.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988, p. 65-77.

SANTOS, Boaventura de Souza. Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: Boaventura Santos, de Sousa; Meneses, Maria Paula. Epistemologias do Sul. 2010, p. 31-83.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.58725

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.