v. 14 n. 2 (2022): Seminário Internacional Diversidade e desigualdades na educação: polissemia e complementaridade em pesquisas do Norte e do Sul

					Visualizar v. 14 n. 2 (2022): Seminário Internacional Diversidade e desigualdades na educação: polissemia e complementaridade em pesquisas do Norte e do Sul

Organizadores: 

Dra. Corina Borri-Anadon (Universidade do Quebec à Trois-Riviers) 

Dr. Gustavo Gonçalves (Universidade do Sul da Bahia) 

Dra. Kelly Russo (PPGECC-FEBF\Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Dr. Marcelo Ribeiro (Universidade do Vale do São Francisco)

Dra. Mônica Rahm (Universidade Federal de Minas Gerais)


Publicado: 2022-08-23

Apresentação

  • CAPA, FICHA TÉCNICA E SUMÁRIO

    Revista Periferia
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69754
  • EDITORIAL

    Dilton Ribeiro Couto Junior, Ivan Amaro, Hector Renan da Silveira Calixto, Marcelle Medeiros Teixeira, Tania Lucía Maddalena, Felipe Carvalho
    09-10
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69724
  • DIVERSIDADE E DESIGUALDADES NA EDUCAÇÃO: Polissemia e complementaridade em pesquisas do Norte e do Sul

    Corina Borri-Anadon, Gustavo Gonçalves, Kelly Russo, Marcelo Ribeiro, Mônica Rahme
    11-15; 16-21
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.69726

Dossiê

  • DEMANDAS INTERCULTURAIS DE SAÚDE MENTAL E APOIO PSICOSSOCIAL EM CONTEXTOS HUMANITÁRIOS

    Beatriz de Barros Souza, Brunela Vieira de Vincenzi
    22-40
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65022
  • UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: o projeto Arte e Diferença

    Monica Maria Farid Rahme, Anamaria Fernandes Viana
    41-61
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64963
  • INTÉGRATION ET INCLUSION : interconnexions et oppositions dans deux domaines éducatifs au Québec

    Josée Charette, Corina Borri-Anadon
    62-88
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65376
  • LES VALEURS DE JUSTICE ET D’ÉGALITÉ À LA BASE DE LA SCOLARISATION DES EHDAA AU QUÉBEC (CANADA)

    Deborah Andrade Torquato Schimidt, Maurice Tardif
    89-114
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65041
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DE UMA COLETIVA DE MULHERES NEGRAS NA PESPECTIVA DA DECOLONIALIDADE

    Carmem Lucia Eiterer, Tatiana Neves Da Silva
    115-133
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65014
  • EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NOS SINDICATOS: reflexões sobre os espaços deliberativos

    Gilene Pinheiro Da Silva Mendes, Carolina Bessa Ferreira de Oliveira
    134-149
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64954
  • “QUANDO É QUE AS CRIANÇAS FALAM ESSAS COISAS E A GENTE NÃO VÊ [OUVE]?” Uma etnografia interseccional entre/com crianças na/da Educação Infantil de Teixeira De Freitas – BA

    Paulo de Tássio Borges da Silva, Alessandra Sousa Teixeira
    150-179
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65114
  • « ¿SOY SUFICIENTEMENTE BUENO PARA ESTAR AQUÍ?”: Ansiedad y discriminación lingüística en el contexto escolar de Quebec.

    Marie-Odile Magnan, Roberta de Oliveira Soares, Fabiola Paz Melo Araneda, Kelly Russo, Catherine Levasseur
    180-207
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63355

Entrevistas

  • REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DE UMA PESQUISADORA ENTRE O SUL E O NORTE: uma conversa com a professora Marta Anadon

    Marta Anadon, Marcelo Silva de Souza Ribeiro
    208-222
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.66961

Artigos

  • BNCC COMO DISCURSO DE PADRONIZAÇÃO DE IDENTIDADES

    Elielma Aparecida de Souza Brandão, Guibison da Silva Cruz, Luana Cristina Galdino Fernandes
    223-238
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63721
  • PRODUÇÃO MUSICAL NA PERIFERIA: processos educacionais na potencialização da identidade cultural

    Luis Darlan Gomes Faria Filho, Carlos Augusto Pinheiro Souto
    239-260
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63494