PRODUÇÃO MUSICAL NA PERIFERIA: processos educacionais na potencialização da identidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63494Palavras-chave:
Educação musical, Produção musical, periferia, abordagem autonarrativa.Resumo
Esta pesquisa se constitui como estudo autonarrativo que tem por objetivo, investigar de que forma a produção musical tem contribuído para a potencialização cultural de jovens da periferia a partir de lembranças e vivências de um educador musical e produtor musical na cidade de Vigia-PA, considerando o recorte temporal de 2017 a 2021 que marca sua inserção como graduando em música da Universidade do Estado do Pará – UEPA e atuação na produção musical de diversos trabalhos autorais realizados por artistas locais. Para este estudo, que privilegiará lembranças/experiências, optou-se pela abordagem qualitativa com metodologia autonarrativa, que atualmente assumem um maior protagonismo nos espaços acadêmicos fazendo com que haja uma ressignificação da ecologia comunicacional no que diz respeito a investigação científica. Viçosa et al. (2019) e Domenico (2019), em permanente diálogo, nos ajudarão a refletir sobre a autonarrativa e sua aplicação da pesquisa qualitativa. No que diz respeito à Educação Musical, Produção musical e periferia, autores como Souza (2004), Souto (2019), Dreher (2010), Morigi (2004), Macedo (2007), Beltrame (2017 e 2018) e Cotrim (2020) se relacionarão teorizando as conceituações às experiências narradas. Considera-se que a partir desse estudo autonarrativo será possível contribuir com novas ações para a educação e produção musical na periferia, bem como com o fortalecimento da cultura local.
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