PRODUÇÃO MUSICAL NA PERIFERIA: processos educacionais na potencialização da identidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.63494Palabras clave:
Educação musical, Produção musical, periferia, abordagem autonarrativa.Resumen
Esta pesquisa se constitui como estudo autonarrativo que tem por objetivo, investigar de que forma a produção musical tem contribuído para a potencialização cultural de jovens da periferia a partir de lembranças e vivências de um educador musical e produtor musical na cidade de Vigia-PA, considerando o recorte temporal de 2017 a 2021 que marca sua inserção como graduando em música da Universidade do Estado do Pará – UEPA e atuação na produção musical de diversos trabalhos autorais realizados por artistas locais. Para este estudo, que privilegiará lembranças/experiências, optou-se pela abordagem qualitativa com metodologia autonarrativa, que atualmente assumem um maior protagonismo nos espaços acadêmicos fazendo com que haja uma ressignificação da ecologia comunicacional no que diz respeito a investigação científica. Viçosa et al. (2019) e Domenico (2019), em permanente diálogo, nos ajudarão a refletir sobre a autonarrativa e sua aplicação da pesquisa qualitativa. No que diz respeito à Educação Musical, Produção musical e periferia, autores como Souza (2004), Souto (2019), Dreher (2010), Morigi (2004), Macedo (2007), Beltrame (2017 e 2018) e Cotrim (2020) se relacionarão teorizando as conceituações às experiências narradas. Considera-se que a partir desse estudo autonarrativo será possível contribuir com novas ações para a educação e produção musical na periferia, bem como com o fortalecimento da cultura local.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
