DEMANDAS INTERCULTURAIS DE SAÚDE MENTAL E APOIO PSICOSSOCIAL EM CONTEXTOS HUMANITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.65022Palabras clave:
Apoio psicossocial, Educação, Interculturalidade, Saúde mentalResumen
No pós-Guerra Fria, a cooperação internacional caminha para um consenso em torno dos serviços de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) em situações humanitárias, o qual culmina, no início deste século, na elaboração de certas diretrizes para este fim. Este artigo possui o objetivo de analisar a abordagem da cultura, enquanto foco temático, pelo método da codificação teórica das menções a este termo nas referidas diretrizes. Entre os resultados, há que se destacar o fato de que, embora a dimensão da interação entre culturas — característica da abordagem intercultural — esteja presente, há um grande foco nas suas diferenças, mais típico da multicultural. Conclui-se que tal foco pode vir a causar ‘danos’ às pessoas em situação humanitária, sobretudo no contexto de emergências, pois não é dada às pessoas que são público-alvo dos serviços de SMAPS, muitas vezes, a oportunidade de participar ativamente no desenho dessas intervenções. Destaca-se, por fim, a educação intercultural e seu papel formador de agentes humanitários em emergências diversas, em particular dos que atuam com serviços de saúde mental e apoio psicossocial, para buscar reparar os danos causados no passado e prevenir os danos futuros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).