UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: o projeto Arte e Diferença
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64963Palabras clave:
arte, educação, deficiência, formação, universidade.Resumen
Este artigo apresenta o Projeto de extensão Arte e Diferença, desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2017. O projeto consistia, incialmente, na realização de oficinas artísticas com jovens e adultos com e sem deficiência, processo que sofreu alterações nos anos de 2020 e 2021 em decorrência da pandemia. O texto discorre sobre cinco princípios norteadores do projeto: acessibilidade, ludicidade, autoralidade, articulação entre o singular e o coletivo, curiosidade pelo outro, evidenciando o entrelaçamento desses princípios ao percurso de trabalho proposto . O texto focaliza elementos relacionados à proposta metodológica do projeto e aos seus efeitos para o percurso formativo das estudantes, tendo em vista a constatação de que a temática da deficiência ainda ocupa uma posição secundária na formação universitária. Os conceitos de hospitalidade e plasticidade são retomados para refletir sobre o lugar ocupado pelo outro, sobretudo quando a experiência do outro se coloca na dimensão do estrangeiro, facilmente enquadrado em rótulos e saberes previamente definidos. Ao longo da escrita do artigo, busca-se indicar a potencialidade da extensão, articulada às atividades de ensino e pesquisa, como vertente que favorece um engajamento da universidade com as questões e desafios vivenciados pelos sujeitos na atualidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).
