UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: o projeto Arte e Diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64963

Palavras-chave:

arte, educação, deficiência, formação, universidade.

Resumo

Este artigo apresenta o Projeto de extensão Arte e Diferença, desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2017.  O projeto consistia, incialmente, na realização de oficinas artísticas com jovens e adultos com e sem deficiência, processo que sofreu alterações nos anos de 2020 e 2021 em decorrência da pandemia. O texto discorre sobre cinco princípios norteadores do projeto: acessibilidade, ludicidade, autoralidade, articulação entre o singular e o coletivo, curiosidade pelo outro, evidenciando o entrelaçamento desses princípios ao percurso de trabalho proposto . O texto focaliza elementos relacionados à proposta metodológica do projeto e aos seus efeitos para o percurso formativo das estudantes, tendo em vista a constatação de que a temática da deficiência ainda ocupa uma posição secundária na formação universitária.  Os conceitos de hospitalidade e plasticidade são retomados para refletir sobre o lugar ocupado pelo outro, sobretudo quando a experiência do outro se coloca na dimensão do estrangeiro, facilmente enquadrado em rótulos  e saberes previamente definidos. Ao longo da escrita do artigo, busca-se indicar a potencialidade da extensão, articulada às atividades de ensino e pesquisa, como vertente que favorece um engajamento da universidade com as questões e desafios vivenciados pelos sujeitos na atualidade. 

 

Biografia do Autor

Monica Maria Farid Rahme, Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Anamaria Fernandes Viana, Curso de Licenciatura em Dança - Escola de Belas Artes -Universidade Federal de Minas Gerais

Anamaria Fernandes Viana. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Artes do Espetáculo pela Universidade de Rennes 2. Professora do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

23.08.2022

Como Citar

Farid Rahme, M. M., & Viana, A. F. (2022). UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: o projeto Arte e Diferença. Periferia, 14(2), 41–61. https://doi.org/10.12957/periferia.2022.64963