CHAMADA: Dossiê 22: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESTUDOS, PRÁTICAS, DEBATES / PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING: STUDIES, PRACTICES, DEBATES

A temática dessa publicação abrange trabalhos sobre ensino de língua portuguesa desenvolvidos  sob diferentes perspectivas teóricas, tanto como primeira ou como segunda língua, considerando os diversos contextos de aprendizagem. O ensino de leitura, de gramática e de produção textual tem sido objeto de diversos estudos desenvolvidos por grupos de pesquisadores de universidades brasileiras sempre com o objetivo de contribuir para o acúmulo de conhecimentos sobre o processo educativo bem como buscando novas formas e caminhos para uma educação linguística significativa e de qualidade

Tendo em vista o momento frutífero do debate sobre linguística e educação, este volume busca contribuir com a discussão, reunindo artigos que abordem pesquisas sobre materiais didáticos, documentos oficiais, políticas lingüísticas e práticas exitosas desenvolvidas na sala de aula, cientificamente embasadas. As normas para submissão estão disponíveis no site da PENSARES, disponível no Portal de Periódicos Eletrônicos da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Agradecemos a colaboração de todos e de todas e contamos com o envio de artigos ou relatos de experiências nessa edição da Revista.