DOSSIÊ 33: A AUTOETNOGRAFIA NA LINGUÍSTICA APLICADA: RUPTURAS, DESLOCAMENTOS E TRAJETÓRIAS/ DOSSIER 33: AUTOETHNOGRAPHY IN APPLIED LINGUISTICS: RUPTURES, DISPLACEMENTS AND TRAJECTORIES

2024-09-24

A pesquisa nas ciências humanas tem se expandido junto de suas mais recentes proposições acerca da natureza do conhecimento científico e das subjetividades que se constituem a partir dele e de seus processos. Destarte, o pensamento decolonial em muito tem favorecido e informado deslocamentos ontoepistêmicos a partir da desuniversalização e desierarquização do saber.

Na esteira da decolonialidade, a Linguística Aplicada tem se beneficiado pela abertura e escuta a vozes subalternas, vozes que falam a partir de locais não universais e tradicionalmente des-legitimados pela ciência moderna iluminista, vozes que representam e implicam nas identidades (múltiplas) de quem pesquisa enquanto objeto de seu próprio fazer científico e que, portanto, revelam processos subjetificadores e transformadores, vozes que não pretendem categorizar objetivamente e sim, abrir-se à vulnerabilidade e aos sentidos outros que fogem ao controle e à dogmatização praticados por formas de pesquisa tradicionais.

Assim, a fim de legitimar e garantir o lugar da Autoetnografia nesse panorama, convidamos pesquisadores/as e autores/as a compartilharem conosco textos autoetnográficos oriundos de pesquisas e estudos situados na área da Linguística Aplicada Crítica e nas seguintes subáreas: Educação Crítica Linguística; Ensino-aprendizagem de línguas; Formação de Professores de Línguas; Linguagem/Discurso e Identidade; Cultura e Ensino-aprendizagem de línguas.

Research in the Human Sciences has expanded along with its most recent propositions about the nature of scientific knowledge and the subjectivities that are constituted from it and throughout its processes. In this sense, decolonial thinking has greatly favored and informed ontoepistemic turns and reflections based on the de-universalization and de-hierarchization of knowledge.

In the wake of decoloniality, Applied Linguistics has benefited from opening up and listening to a myriad of subaltern voices: voices that speak from non-universal locations/loci; voices traditionally delegitimized by Modern Enlightenment Science; voices that represent and imply the (multiple) identities of those who engage with research as the object of their own scientific work, revealing, therefore, subjectifying and transformative processes; voices that do not seek to categorize objectively but rather to open themselves to vulnerability and other meanings that escape the control and dogmatization practiced by traditional forms of research.

Therefore, in order to legitimize and guarantee the place of Autoethnography in this panorama, we invite researchers and authors to share with us autoethnographic texts originating from research and studies situated in the area of ​​Critical Applied Linguistics and in the following subareas: Critical Linguistic Education; Language Teaching and Learning; Language Teacher Training; Language/Discourse and Identity; Culture and Language Teaching and Learning.

Organizadores/Editors

LÍVIA FORTES SILVA ZENÓBIO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO 

CLÁUDIA JOTTO KAWACHI-FURLAN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO 

FABRICIO ONO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

KATIA BRUGINSKI MULIK - Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR -

Prazo para submissão/ Submission deadline: 30/12/2024

Prazo para publicação / Publication deadline: 30/03/2025