DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31:THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND

2024-03-09

DOSSIÊ 31: OS IMPACTOS DO PROFLETRAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS: OBSERVAÇÕES DO CHÃO DA ESCOLA / DOSSIER 31: THE IMPACTS OF PROFLETRAS ON THE TEACHING OF PORTUGUESE LANGUAGE AND LITERATURES: REMARKS FROM THE SCHOOL GROUND

Edição comemorativa dos 10 anos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS)  na Faculdade de Formação de Professores da UERJ /Commemorative edition of the 10th anniversary of the Professional Master's Degree in Letters (PROFLETRAS)at the UERJ Faculty of Teacher Training

Organizadoras/ Organizers

Profa Dra Victoria Wilson da Costa Coelho

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Profa Dra Carolina Scali Abritta

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Profa Dra Ana Crelia Penha Dias

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Prazo para submissão/Submission deadline: 30/06/2024

Prazo para publicação/Publication deadline: 30/09/2024

CHAMADA

A proposta desse dossiê dedica-se a abordar as repercussões e os impactos das pesquisas desenvolvidas no PROFLETRAS em salas de aula de escolas da rede pública de ensino no Brasil, considerando as áreas de concentração contempladas no Programa, a saber: Estudos da Linguagem e Práticas Socias e Estudos Literários. Dentre os objetivos do dossiê, destaca-se a apresentação de textos que priorizem o enfoque em ações implementadas por professores por meio do desenvolvimento de metodologias adequadas à resolução de problemas de suas respectivas salas de aula, materializadas na elaboração de propostas didáticas com as seguintes possíveis temáticas: gêneros textuais; oralidade e ensino; produção textual; leitura e modos de ler; revisão e reescrita; letramentos em suas diversas modalidades; leitura, crítica e escrita de literatura na educação básica. Além de ressaltar as ações desenvolvidas no chão da escola, é prioridade deste dossiê mostrar a estreita relação destas práticas com as teorias que as fundamentam a fim de reforçar a relação entre a produção do conhecimento científico e os processos de ensino/aprendizagem.

CALL

The purpose of this dossier is to address the repercussions and impacts of the research carried out within PROFLETRAS in public school classrooms in Brazil, considering the areas of concentration covered by the Program, namely: Language Studies and Social Practices and Literary Studies. Among the objectives of the dossier, we highlight the presentation of texts that focus on actions implemented by teachers through the development of appropriate methodologies to solve problems in their respective classrooms, materialized in the elaboration of didactic proposals , with the following possible themes: textual genres; orality and teaching; textual production; reading and ways of reading; revision and rewriting; literacy in its various modalities; reading, criticism and writing of literature in basic education. As well as highlighting the actions carried out on the school ground, the priority of this dossier is to show the close relationship between these practices and the theories which support them, in order to reinforce the relationship between the production of scientific knowledge and teaching/learning processes.

Normas para submissão/Submission guidelines: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/about/submissions