n. 24 (2020): A cidade e suas imagens

					Visualizar n. 24 (2020): A cidade e suas imagens

A definição de “cidade” e “imagem” não é tarefa epistemológica simples e o cruzamento das apreensões já propostas pode levar a um labirinto tão desafiador quanto atraente. São duas coordenadas complexas, cujas relações desenham planos intrincados, exigindo uma abordagem multidisciplinar. Frequentemente, e desde há muito tempo, as urbes vêm sendo tematizadas por diferentes imagens dos registros cartográficos às mídias digitais, passando pelas artes plásticas, fotografia, cinema, TV, vídeo, grafite e pichação – produzindo representações que alargaram as possibilidades de interpretação e produção de sentidos sobre as cidades, vistas em perspectiva histórica. Desse modo, as cidades em ampliação e transformação foram largamente fixadas em imagens cada vez mais várias e complexas, um processo que não ficou de fora do conjunto de interesses dos historiadores. Assim, o encontro entre o urbano e o imagético por meio da análise de uma variedade de cidades, reais e imaginárias, e de imagens dos mais diferentes suportes, está presente nos 18 artigos e na entrevista que compõem a presente edição da Revista Maracanan.

Publicado: 2020-05-31

Expediente

  • Expediente

    1-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.51114

Apresentação

  • A cidade e suas imagens

    Amanda Danelli Costa, Carlos Eduardo Pinto de Pinto, Viviane da Silva Araújo
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.51267

Entrevistas

  • Explorar visualmente o mundo social: a cidade e suas imagens. Entrevista com Ana Maria Mauad

    Amanda Danelli Costa, Carlos Eduardo Pinto de Pinto, Viviane da Silva Araujo
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.50720

Dossiê

  • De Revert Henry Klumb a Guilherme Antonio dos Santos: O Rio de Janeiro em 100 anos de fotografia estereoscópica (1850-1950)

    Maria Isabela Mendonça dos Santos
    33-62
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47564
  • Lugares de memória pública e retóricas da identidade teuto-brasileira no Estado do Paraná (Séc. XX)

    Michel Kobelinski
    63-89
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47786
  • A revista O Observador Econômico e Financeiro e as favelas cariocas: fotografia documental e os regimes de representação da pobreza urbana (1942-1953)

    Samuel Silva Rodrigues de Oliveira
    90-114
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47923
  • “Como o fotógrafo artista vê os aspectos mais marcantes da cidade”: Fotografia amadora e poder público na construção da imagem de Belo Horizonte em 1953

    Lucas Mendes Menezes
    115-148
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47601
  • Fotografias de Cesar Barreto no contexto do “Rio Olímpico”: transformações espaciais e arquitetônicas na região portuária

    Débora Gauziski, Ricardo Ferreira Freitas, Vania Oliveira Fortuna
    149-166
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47551
  • A imagem da cidade: o Centro Comercial de Campo Grande, Rio de Janeiro, no século XXI

    Paulo Henrique Araújo Barata
    167-204
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47756
  • Rio de imagens: cultura midiática na Belle Époque

    Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo
    205-224
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47718
  • O Rio de Janeiro e a construção do imaginário do Cinema Novo

    Wolney Vianna Malafaia
    225-445
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47768
  • Imagens da urbanidade e a cidade-síntese africana na Oréstia, de Pier Paolo Pasolini

    Francisco Das Chagas Fernandes Santiago Júnior
    446-474
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47699
  • Do jornal para as telas: do discurso jornalístico à narrativa de memória sobre a guerra da Cidade de Deus

    Mauro Amoroso, Gustavo Romano
    475-500
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47749
  • Encontros nas margens: percursos urbanos, corpo e desejo na filmografia de Marcelo Caetano

    Fabio Allan Mendes Ramalho
    501-517
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47600
  • Cidade, patrimônio e favela no Rio de Janeiro

    Leonardo Perdigão Leite, Pedro Jorge Lo Duca Vasconcellos
    518-543
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47549
  • Fraturas contemporâneas de histórias indígenas em Belém: sobre mármores e grafites

    Ivânia dos Santos Neves
    544-566
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47606
  • Nunca sabemos o que esperar das viagens: Performance em trens urbanos e diálogos nos espaços públicos em In_Trânsito com Cia. Marginal

    Ana Paula Alves Ribeiro
    567-592
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47757

Artigos

  • Política, história e instituições republicanas no primeiro Quattrocento: a Florença de Leonardo Bruni

    Fabrina Magalhães Pinto
    593-614
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.48035
  • A construção da “República de Ipanema” no Rio de Janeiro dos anos 1960

    Andréa Cristina de Barros Queiroz
    615-634
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47617
  • As Brasílias dos saraus das periferias: imagens além do cartão postal

    Lucía Tennina
    635-652
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.46624
  • Da barbárie à memória: imagens urbanas como espaços de resiliência

    Hércules da Silva Xavier Ferreira, Luana Campos, Pedro Gustavo Morgado Clerot
    653-675
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47751