Determinantes da satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem [Determinants of undergraduate nursing students’ satisfaction with the academic experience]

Autores

  • Aline Marcelino Ramos Universidade Federal do Rio Grande
  • Jamila Geri Tomaschewisk-Barlem Universidade Federal do Rio Grande
  • Valéria Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Edison Luiz Devos Barlem Universidade Federal do Rio Grande
  • Lídia Garcia Schmidt
  • Aline Carniato Dalle Nogario Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.9555

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, satisfação pessoal, educação em enfermagem, enfermagem.

Resumo

Objetivo: conhecer os fatores que determinam a satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, descritiva, desenvolvida com 27 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Sul do Brasil, mediante entrevistas semiestruturadas. A coleta de dados ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2013. Os dados foram analisados através da análise textual discursiva. Este estudo, cumprindo o recomendado na Resolução no 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa local (Parecer no 59/2012). Resultados: emergiram três categorias referentes aos determinantes da satisfação acadêmica - determinantes acadêmicos e curriculares, determinantes institucionais e determinantes sociais. Constatou-se que os estudantes, de modo geral, encontram-se satisfeitos no que tange às três dimensões analisadas. Conclusão: espera-se que o reconhecimento dos fatores determinantes da satisfação acadêmica possa contribuir para o planejamento e implementação de estratégias que visem qualificar a formação profissional desses estudantes.

ABSTRACT

Objective: to learn the factors that determine satisfaction with the academic experience among undergraduate nursing students. Method: in this qualitative, descriptive study of 27 undergraduate nursing students at a public university in southern Brazil, data were collected through semi-structured interviews in February and March 2013 and analyzed using textual discourse analysis. This study complied with the recommendations of National Health Council Resolution 466/12 and was approved by the local research ethics committee (Opinion 59/2012). Results: three categories of determinants emerged regarding academic satisfaction - academic and curricular determinants, institutional determinants and social determinants. Students were generally found to be satisfied in the three dimensions examined. Conclusion: it is expected that recognition of the determinants of academic satisfaction can contribute to the planning and implementation of strategies to inform these students’ training.

RESUMEN

Objetivo: conocer los factores que determinan la satisfacción de los estudiantes de licenciatura en enfermería con la experiencia académica. Método: investigación cualitativa, descriptiva, desarrollada junto a 27 estudiantes de licenciatura en enfermería de una universidad pública en el sur de Brasil a través de entrevistas semiestructuradas. La recolección de datos se llevó a cabo en febrero y marzo de 2013. Los datos fueron analizados utilizando el análisis del discurso de texto. Este estudio, cumpliendo lo recomendado en la Resolución n° 466/12 del Consejo Nacional de Salud, fue aprobado por el Comité de Ética de Investigación Local (Opinión no 59/2012). Resultados: surgieron tres categorías en cuanto a los determinantes de la satisfacción académica: determinantes académicos y curriculares, determinantes institucionales y determinantes sociales. Se constató que los estudiantes, en general, están satisfechos acerca de las tres dimensiones analizadas. Conclusión: se espera que el reconocimiento de los factores determinantes de la satisfacción académica pueda contribuir a la planificación e implementación de estrategias para calificar la formación de estos estudiantes.

Biografia do Autor

Aline Marcelino Ramos, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. aline-ramos-@hotmail.com

Jamila Geri Tomaschewisk-Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. jamila_tomaschewski@hotmail.com

Valéria Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem. Docente do PPGEnf/FURG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Doutor. Professor Permanente, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil. ebarlem@gmail.com

Aline Carniato Dalle Nogario, Universidade Federal do Rio Grande

Estudante de Graduação em Enfermagem da FURG.

Publicado

27.08.2016

Como Citar

Ramos, A. M., Tomaschewisk-Barlem, J. G., Lunardi, V. L., Barlem, E. L. D., Schmidt, L. G., & Nogario, A. C. D. (2016). Determinantes da satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem [Determinants of undergraduate nursing students’ satisfaction with the academic experience]. Revista Enfermagem UERJ, 24(4), e9555. https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.9555

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa