Ensino da história da Enfermagem: reflexões e contribuições [Teaching of nursing history: reflections and contributions] [Enseñanza de la historia de la Enfermería: reflexiones y contribuciones]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69280

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: refletir acerca do ensino da história de enfermagem mediante suas contribuições para a formação profissional. Conteúdo: trata-se de ensaio teórico-reflexivo, cujos dados foram organizados de acordo com os conteúdos relacionados à problemática e discutidos apoiados nos objetos referentes à história da enfermagem, com ênfase no período pós-Florence Nightingale. Delinearam-se duas seções teóricas: ensino da história da enfermagem e contribuições para a formação profissional. Considerações Finais: constatou-se que o ensino da história da enfermagem vem enfrentando desafios crescentes. Espera-se fomentar novas reflexões com o intuito de colaborar com o ensino da história da enfermagem de maneira crítica, reflexiva e emancipatória, reverberando na consolidação e fortalecimento da profissão na sociedade.

ABSTRACT

Objective: to think about teaching of the history of nursing history through its contributions to professional training. Content: in this theoretical-reflexive study, data was organized by content relating to the subject and discussed on the basis of the objects relating to nursing history, with emphasis on the period post-Florence Nightingale. Two theoretical sections were outlined: teaching of nursing history and contributions to professional training. Final remarks: teaching of nursing history was found to be facing mounting challenges. It is hoped to encourage new thinking with a view to contributing towards the critical, thoughtful and emancipatory teaching of nursing history, reflected in a consolidation and strengthening of the profession in society.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar acerca de la enseñanza de la historia de la enfermería mediante sus contribuciones para la formación profesional. Contenido: se trata de un ensayo teórico-reflexivo, cuyos datos fueron organizados según los contenidos relacionados a la problemática y discutidos con base en los objetos referentes a la historia de la enfermaría, con énfasis al periodo post-Florence Nightingale. Se delinearon dos secciones teóricas: enseñanza de la historia de la enfermería y contribuciones para la formación profesional. Consideraciones Finales: se constató que la enseñanza de la historia de la enfermería ha enfrentado crecientes desafíos. Se espera fomentar nuevas reflexiones con el intuito de colaborar con la enseñanza de la historia de la enfermería de manera crítica, reflexiva y emancipatoria, reverberando en la consolidación y fortalecimiento de la profesión en la sociedad.

Biografia do Autor

Ludmila Anjos de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Especialista. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia

Monalisa Viana Sant’Anna, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Especialista. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal da Bahia

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro. Doutor. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Salvador, Brasil.

Fernando Rocha Porto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro e Historiador. Doutor. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

19.10.2022

Como Citar

Jesus, L. A. de, Sant’Anna, M. V., Silva, G. T. R. da, & Porto, F. R. (2022). Ensino da história da Enfermagem: reflexões e contribuições [Teaching of nursing history: reflections and contributions] [Enseñanza de la historia de la Enfermería: reflexiones y contribuciones]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e69280. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.69280

Edição

Seção

Artigos de Reflexão Teórica