(In)visibilidade da saúde mental no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem [(In)visibility of mental health at the National Seminar on Nursing Education Guidelines] [(In)visibilidad de la salud mental en el Seminario Nacional de Directrices para la Educación en Enfermería]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.31292

Palavras-chave:

Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica divulgada nos SENADEn® sobre a educação/formação em saúde mental após a instituição da Política Nacional de Saúde Mental. Método: estudo descritivo documental; dados coletados nos Anais do SENADEn® no período 2002-2014. Incluídos os resumos que apresentou no título, um dos descritores: saúde mental, enfermagem psiquiátrica e/ou psiquiatria. Utilizou-se a análise de conteúdo temática. Respeitados os direitos autorais e não houve necessidade de submeter ao Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: dos 21 resumos selecionados, a maioria citou descritores, foram elaborados por três autores e objetivaram relatar experiências do processo ensino/aprendizagem em nível superior. Predominaram estudos da Região Sudeste, publicados em 2012; e que não apresentaram a temática numa perspectiva transdisciplinar. Conclusão: constatou-se a (in)visibilidade da temática nos Anais, o que não se coaduna com a agenda de prioridades do Ministério da Saúde e com a necessidade de consolidar a educação/formação em enfermagem em saúde mental no paradigma da atenção psicossocial.

ABSTRACT

Objective: to examine the scientific production divulged at the SENADEn® on mental health education and training after introduction of Brazil’s National Mental Health Policy. Method: in this descriptive documentary study, data were collected from the SENADEn® Annals for the period 2002-2014. Abstracts were included when the title contained one of the descriptors: mental health, psychiatric nursing and/or psychiatry. Thematic content analysis was used. Copyright was respected and research ethics committee approval was unnecessary. Results: of the 21 abstracts selected, most cited descriptors, were drafted by three authors, and reported experiences from the higher education teaching and learning process. The studies were predominantly from Brazil’s Southeast Region; published in 2012; and did not address the subject from a transdisciplinary perspective. Conclusion: the subject was found to be invisible in the Annals, which is incompatible with the Ministry of Health agenda priorities and with the need to establish education and training in mental health nursing in line with the psychosocial care paradigm.

RESUMEN

Objetivo: analizar la producción científica divulgada en los SENADEn® sobre la educación/formación en salud mental después de la institución de la Política Nacional de Salud Mental. Método: estudio descriptivo documental; datos recolectados en los Anales del SENADEn® en el período 2002-2014; se incluyen los resúmenes que presentaron en el título por lo menos uno de los descriptores: salud mental, enfermería psiquiátrica y/o psiquiatría. Se utilizó el análisis de contenido temático. Se han respetado los derechos de autor y no hubo necesidad de someterlo al Comité de Ética en Investigación. Resultados: de los 21 resúmenes seleccionados, la mayoría mencionó descriptores. Fueron elaborados por tres autores y objetivaron relatar experiencias del proceso enseñanza/ aprendizaje en nivel superior. Predominaron estudios de la Región Sudeste; publicados en 2012 y que no presentaron la temática desde una perspectiva transdisciplinaria. Conclusión: se constató la (in) visibilidad de la temática en los Anales, lo que no coincide con la agenda de prioridades del Ministerio de Salud y con la necesidad de consolidar la educación / formación en enfermería en salud mental en el paradigma de la atención psicosocial.

Biografia do Autor

Aline Macêdo de Queiroz, Universidade Federal do Pará Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (PPGENF/UFBA). Professora Assistente da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE/UFBA) e Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico (EDUGESPEN/UFPA).

Raíssa Millena Silva Florencio, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutoranda no PPGENF/UFBA. Integrante do GEPASE/UFBA

Josicélia Dumêt Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA). Integrante do GEPASE/UFBA

Elizabeth Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Universidade do Estado do Pará

Enfermeira. Doutora em Ciências Socioambientais. Professora Titular da UEPA. Professora Adjunta da UERJ.

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Titular na EEUFBA. Líder do GEPASE/UFBA.

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal da Bahia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto na EEUFBA.

Publicado

05.10.2018

Como Citar

1.
Queiroz AM de, Florencio RMS, Fernandes JD, Teixeira E, Silva GTR da, Amestoy SC. (In)visibilidade da saúde mental no Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem [(In)visibility of mental health at the National Seminar on Nursing Education Guidelines] [(In)visibilidad de la salud mental en el Seminario Nacional de Directrices para la Educación en Enfermería]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 5º de outubro de 2018 [citado 7º de dezembro de 2024];26:e31292. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/31292

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