Corpo e cuidado nas peças publicitárias do Jornal do Brazil (1891) [Body and care in advertising in the Jornal do Brazil newspaper (1891)] [Cuerpo y cuidado en los anuncios publicitarios de Jornal do Brazil (1891)]

Autores

  • Pedro Ruiz Barbosa Nassar Universidade Veiga de Almeida
  • Keythluci Faria Trigueiro da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cláudia Cruz da Silva Hospital Universitário Gaffrée e Guinle
  • Simone Aguiar do Nascimeno Conselho Regional de Enfermagem do Rio de janeiro (COREN-RJ)
  • Mercedes Neto Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Fernando Rocha Porto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.17365

Palavras-chave:

Cuidados com o corpo, Ambiente, Imprensa, Farmácia.

Resumo

Objetivo: estudar os anúncios de publicidade, por meio do Jornal do Brazil (1891), destinados ao cuidado com o corpo. Método: foi utilizada, a perspectiva da micro-história, o que possibilitou fazer a análise de cinco peças publicitárias, veiculadas no primeiro exemplar, na cidade do Rio de Janeiro. Resultados: os anúncios eram destinados para o consumo de produtos no cuidado com corpo – de uso interno ou externo – e a indicação de uso misto. As peças publicitárias veiculavam o local para a compra e apenas um dos anúncios divulgou o valor do produto. Conclusão: o estudo apresentou diversas ideias, entre elas, que as peças publicitárias são registros históricos para conhecer como a população cuidava do corpo, à época, mais precisamente, na cidade do Rio de Janeiro - Distrito Federal.

ABSTRACT

Objective: to study body care advertisements by way of the Jornal do Brazil of 1891. Method: the micro-history perspective was used, permitting analysis of five advertisements published in the first issue in Rio de Janeiro City. Results: the advertisements were intended to foster consumption of body care products for internal or external use and to indicate mixed use. Results: the advertisements announced place of sale, and only one stated the price of the product. Conclusion: the study presented several ideas, among them that the advertisements are historical records from which to learn how the population cared for the body at the time, more precisely in the city of Rio de Janeiro - Federal District.

RESUMEN

Objetivo: estudiar los anuncios publicitarios publicados en Jornal do Brazil (1891), destinados al cuidado del cuerpo. Método: se utilizó la perspectiva de la microhistoria que permitió hacer el análisis de cinco anuncios, emitidos en el primer ejemplar, en la ciudad de Rio de Janeiro. Resultados: los anuncios estaban destinados al consumo de productos relacionados al cuidado con el cuerpo – de uso interno o externo – y la indicación de uso mixto. Los anuncios mostraban el sitio dónde comprar y apenas uno de los anuncios divulgó el valor del producto. Conclusión: se concluye que el estudio presentó varias ideas, entre ellas, que los anuncios son registros históricos para descubrir cómo la población cuidaba el cuerpo, en esa época, más precisamente, en la ciudad de Río de Janeiro-Distrito Federal.

Biografia do Autor

Pedro Ruiz Barbosa Nassar, Universidade Veiga de Almeida

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do grupo de pesquisa LACUIDEN.

Keythluci Faria Trigueiro da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de História do Cuidado e Imagem em Enfermagem (Lacuiden) e Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem (LAPHE).

Cláudia Cruz da Silva, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Enfermeira do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universdidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Simone Aguiar do Nascimeno, Conselho Regional de Enfermagem do Rio de janeiro (COREN-RJ)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências PGENFBIO da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ)

Mercedes Neto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Enfermagem pela UNIRIO. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Fernando Rocha Porto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Enfermagem com pós- doutoramento pela USP. Docente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto EEAP/UNIRIO. Bolsista FAPERJ. Graduando em História do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro da Universidade Cândido Mendes. Líder do grupo LACUIDEN.

Publicado

27.08.2016

Como Citar

1.
Nassar PRB, Silva KFT da, Silva CC da, Nascimeno SA do, Neto M, Porto FR. Corpo e cuidado nas peças publicitárias do Jornal do Brazil (1891) [Body and care in advertising in the Jornal do Brazil newspaper (1891)] [Cuerpo y cuidado en los anuncios publicitarios de Jornal do Brazil (1891)]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 27º de agosto de 2016 [citado 8º de dezembro de 2024];24(4):e17365. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/17365

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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