Criança com estoma nos estudos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem: destacando aspectos epistemológicos [Child with stoma in Nursing post-graduation studies: epistemological aspects] [Niño con estoma en estudios de Postgrado en Enfermería: destacando aspectos epistemológicos]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.48514

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação de Pós-graduação, Enfermagem Pediátrica, Estomas Cirúrgicos

Resumo

Objetivo: analisar as dissertações e teses defendidas nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem, no Brasil, relativas ao tema criança com estoma, destacando seus aspectos epistemológicos. Método: estudo documental, descritivo, considerando o recorte temporal entre 2009 e 2019. Utilizou-se a Metodologia de Categorização Epistemológica para a Pesquisa na Enfermagem. Resultados: selecionaram-se doze estudos: dez dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. Nota-se o predomínio de estudos na área/campo epistêmico assistencial, na linha de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Identificou-se um maior interesse de estudos no contexto domiciliar e ambulatorial. Há predomínio da abordagem qualitativa e uso da entrevista para coleta de dados. Conclusão: os aspectos epistemológicos destacados possibilitam afirmar que as dissertações e teses relacionadas ao tema estão predominantemente orientadas para um pragmatismo epistemológico da assistência de enfermagem à criança com estoma e sua família, com objetos científicos delimitados para alcançar a compreensão desse fenômeno.

ABSTRACT

Objective: to examine postgraduate Nursing dissertations and theses defended in Brazil on the subject of children with stoma, highlighting their epistemological aspects. Method: this descriptive study considered studies published between 2009 and 2019 using the Epistemological Categorization methodology for research in Nursing. Results: twelve studies were selected: ten master’s dissertations and two doctoral theses. The predominant epistemic area/field was “care”, in the research line: “care process in health, and nursing”. Studies were found to show greater interest in the home and outpatient context. The qualitative approach and data collection by interview predominated. Conclusion: from the epistemological aspects highlighted, it can be said that the dissertations and theses on the subject of children with stomata were predominantly oriented towards an epistemological pragmatism in nursing care for children with stoma and their families, with scientific objects delimited to achieve an understanding of this phenomenon.

RESUMEN

Objetivo: analizar las disertaciones y tesis de posgrado en Enfermería defendidas en Brazil sobre el tema de niños con estoma, destacando sus aspectos epistemológicos. Método: este estudio descriptivo consideró estudios publicados entre 2009 y 2019 utilizando la metodología de Categorización Epistemológica para la investigación en Enfermería. Resultados: se seleccionaron doce estudios: diez tesis de maestría y dos tesis doctorales. El área / campo epistémico predominante fue el “cuidado”, en la línea de investigación: “proceso de cuidado en salud y enfermería”. Se encontró que los estudios muestran un mayor interés en el contexto domiciliario y ambulatorio. Predominó el enfoque cualitativo y la recolección de datos por entrevista. Conclusión: a partir de los aspectos epistemológicos destacados, se puede decir que las disertaciones y tesis sobre el tema de los niños con estoma estuvieron orientadas predominantemente hacia un pragmatismo epistemológico en la atención de enfermería al niño con estoma y sus familias, con objetos científicos delimitados para lograr un entendimiento. de este fenómeno.

Biografia do Autor

Thiago Privado da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé.

Ítalo Rodolfo Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé.

Laura Johanson da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

Maria José Carvalho Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem. Doutoranda na Escola de Enfermagem Anna Nery

Marlea Crescêncio Chagas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carina Bulcão Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé.

Mestre em Enfermagem. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé.

Publicado

21.07.2020

Como Citar

Silva, T. P. da, Silva, Ítalo R., Silva, L. J. da, Ferreira, M. J. C., Chagas, M. C., & Pinto, C. B. (2020). Criança com estoma nos estudos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem: destacando aspectos epistemológicos [Child with stoma in Nursing post-graduation studies: epistemological aspects] [Niño con estoma en estudios de Postgrado en Enfermería: destacando aspectos epistemológicos]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e48514. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.48514

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa