Compreensão de estudantes de enfermagem sobre as Redes de Atenção à Saúde [Nursing undergraduates’ understanding of Health Care Networks] [Comprensión de los estudiantes de enfermería sobre las Redes de Atención a la Salud]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.45918

Palavras-chave:

Sistemas de Saúde, Sistema Único de Saúde, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar a compreensão de estudantes de graduação em enfermagem sobre as Redes de Atenção à Saúde. Método: estudo descritivo e exploratório, qualitativo, realizado com 27 estudantes em Enfermagem de uma universidade federal do sul do Brasil, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas entre agosto e setembro de 2018. Resultados: foi evidenciado o conhecimento dos estudantes em relação ao conceito e objetivo das Redes de Atenção à Saúde, a identificação de fragilidades na comunicação e a falta de conhecimento do usuário como obstáculos na efetivação das mesmas, a dificuldade em ver a atuação do enfermeiro dentro dos variados serviços das redes e a percepção sobre a fragmentação do processo de formação. Conclusão: o estudo contribui para a discussão sobre a inclusão dos estudantes nas Redes de Atenção à Saúde, com intuito de superar as exigências educacionais que buscam favorecer a efetivação do Sistema Único de Saúde e das Redes de Atenção à Saúde.

ABSTRACT

Objective: to examine undergraduate nursing students’ understanding of Health Care Networks (HCNs). Method: in this exploratory, qualitative descriptive study, semi-structured interviews were conducted with 27 Nursing students at a federal University in southern Brazil between August and September 2018. Results: the interviews revealed that the students’ knowledge related to the HCNs’ concept and purpose, beyond the communication weaknesses and users’ lack knowledge as obstacles to effective HCNs, the difficulty in seeing nurses’ roles in the various network services, and perceived fragmentation in the training process. Conclusion: the study contributed to discussion of inclusion of students in HCRs, with a view to meeting the educational requirements designed to favor implementation of the national health system (SUS) and the HCNs.

RESUMEN

Objetivo: analizar la comprensión de los estudiantes de enfermería de pregrado sobre las redes de atención de la salud (HCN). Método: en este estudio exploratorio, cualitativo descriptivo, se realizaron entrevistas semiestructuradas a 27 estudiantes de Enfermería de una Universidad federal del sur de Brasil entre agosto y septiembre de 2018. Resultados: las entrevistas revelaron que los conocimientos de los estudiantes relacionados con el concepto y propósito, más allá de las debilidades de comunicación y la falta de conocimiento de los usuarios como obstáculos para una HCN eficaz, la dificultad para ver el rol de las enfermeras en los distintos servicios de la red y la fragmentación percibida en el proceso de formación. Conclusión: el estudio contribuyó a la discusión de la inclusión de los estudiantes en las HCR, con miras a cumplir con los requisitos educativos diseñados para favorecer la implementación del Sistema Nacional de Salud (SUS) y las HCN.

Biografia do Autor

Thiago Lopes Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Enfermagem. Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Saúde da Criança e do Adolescente – GEPESCA. Universidade Federal de Santa Catarina

Jamila Geri Tomaschewski-Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade Federal do Rio Grande

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Enfermagem. Professor Associado. Universidade Federal do Rio Grande

Raissa Garcia Brum, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda em Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde – NEPES. Universidade Federal do Rio Grande

Bruna Ruoso da Silva Neutzling, Universidade Federal do Rio Grande

Doutoranda em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande

Luciano Garcia Lourenção, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciências da Saúde. Professor Titular-Livre. Universidade Federal do Rio Grande

Publicado

20.07.2020

Como Citar

Silva, T. L., Tomaschewski-Barlem, J. G., Barlem, E. L. D., Brum, R. G., Neutzling, B. R. da S., & Lourenção, L. G. (2020). Compreensão de estudantes de enfermagem sobre as Redes de Atenção à Saúde [Nursing undergraduates’ understanding of Health Care Networks] [Comprensión de los estudiantes de enfermería sobre las Redes de Atención a la Salud]. Revista Enfermagem UERJ, 28, e45918. https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.45918

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa