Acolhimento na unidade neonatal: percepção da equipe de enfermagem [Embracement at neonatal unit: perception of the nursing team] [Acogimiento en la unidad neonatal: percepción del equipo de enfermería]
Palavras-chave:
Terapia intensiva neonatal, Acolhimento, Família, Enfermagem [Neonatal intensive care, user embracement, family, nursing] [Cuidado intensivo neonatal, acogimiento, família, enfermería]Resumo
Estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, com o objetivo de conhecer como ocorre o acolhimento aos pais na percepção da equipe de enfermagem neonatal, buscando elaborar estratégias para a relação profissionais/familiares. Foi desenvolvido na unidade neonatal de um hospital universitário no sul do Brasil, com 24 profissionais da equipe de enfermagem, no período de setembro a novembro de 2010. Teve como referencial metodológico a pesquisa convergente-assistencial. A coleta dos dados deu-se por meio de questionário estruturado. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin. Evidenciou-se que a equipe de enfermagem é a principal responsável pela inserção da família no ambiente da unidade neonatal. O acolhimento é a chave inicial para o processo de comunicação entre os pais e os profissionais de saúde. Os resultados apontam para a necessidade de capacitação dos profissionais das unidades neonatais, promovendo não somente aprimoramento técnico, mas também sensibilizando-os para um cuidado individualizado e humanizado.ABSTRACT: Exploratory, descriptive, and qualitative study. It aimed at assessing parents’ embracement in the perception of neonatal nursing team, in order to develop strategies for improving nursing professionals-family relations. It was developed at the neonatal unit of a university hospital in southern Brazil, with 24 professional nursing staff from September to November, 2010. It was methodologically based on the Convergent-Care Research. Data collection was made on the basis of a structured questionnaire and treated with Bardin’s content analysis. It was found that the nursing team holds primary responsibility for the inclusion of the family in the neonatal unit environment. User embracement is the initial key to the communication process between parents and health professionals. Results suggest the need for training health professionals from neonatal units, providing them not only with technical development but also with awareness of humanized and individualized care.
RESUMEN: Estudio exploratorio descriptivo, de natureza cualitativa, con el objetivo de conocer como ocurre el acogimiento a los padres em la percepción del equipo de enfermería neonatal, buscando elaborar estrategias para la relación profesionales/familiares. Fue desarrolado en la unidad neonatal de um hospital universitario em el sur de Brasil, con 24 profesionales del equipo de enfermería, en el período de septiembre a noviembre de 2010. Tuvo como referencial metodológico la investigación convergente-asistencial. La recolección de datos acaeció por medio de cuestionario estructurado. Los datos fueron sometidos al análisis de contenido de Bardin. Se evidenció que el equipo de enfermería es la principal responsable por la inserción de la familia en el ámbito de la unidade neonatal. El acogimiento es la clave inicial para el proceso de comunicación entre los padres y los profesionales de salud. Los resultados señalan para la necesidad de capacitación de los profesionales de las unidades neonatales, promoviendo no solo perfeccionamiento técnico, pero también haciéndolos sensibles para un cuidado personalizado y humanizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).