CINEMA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A RECEPÇÃO DE UM FILME NO ENSINO DE ECOLOGIA

Luiz Alberto de Souza Filho, Ana Paula Pereira Valladão, Débora de Aguiar Lage

Resumo


Os filmes podem ser ressignificados para o contexto educativo, possibilitando aos professores a apropriação do potencial pedagógico do cinema para a abordagem de conteúdos disciplinares. Neste trabalho, realizamos um estudo sobre a recepção do filme “Bee Movie - a história de uma abelha” por alunos do ensino médio, visando a possibilidade do uso desta obra fílmica como ferramenta para o aprendizado em ecologia. Após a exibição do filme e o debate coletivo em sala de aula, os estudantes responderam ao questionário de recepção. A partir de uma análise qualitativa dos dados, verificou-se que os alunos conseguiram relacionar os conteúdos de ecologia às cenas do audiovisual, construindo respostas fundamentadas acerca dos temas polinização e hábitos humanos de consumo. Este filme, portanto, possui potencial a ser explorado em aulas de biologia, com vistas ao aprendizado de conteúdos de ecologia.

Palavras-chave


Cinema; Cienciarte; Polinização; Educação ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50758

Direitos autorais 2022 Luiz Alberto de Souza Filho, Ana Paula Pereira Valladão, Débora de Aguiar Lage


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: