CINEMA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A RECEPÇÃO DE UM FILME NO ENSINO DE ECOLOGIA

Autores

  • Luiz Alberto de Souza Filho Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) https://orcid.org/0000-0001-6664-8967
  • Ana Paula Pereira Valladão Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME)
  • Débora de Aguiar Lage Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). https://orcid.org/0000-0002-3876-7552

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50758

Palavras-chave:

Cinema, Cienciarte, Polinização, Educação ambiental.

Resumo

Os filmes podem ser ressignificados para o contexto educativo, possibilitando aos professores a apropriação do potencial pedagógico do cinema para a abordagem de conteúdos disciplinares. Neste trabalho, realizamos um estudo sobre a recepção do filme “Bee Movie - a história de uma abelha” por alunos do ensino médio, visando a possibilidade do uso desta obra fílmica como ferramenta para o aprendizado em ecologia. Após a exibição do filme e o debate coletivo em sala de aula, os estudantes responderam ao questionário de recepção. A partir de uma análise qualitativa dos dados, verificou-se que os alunos conseguiram relacionar os conteúdos de ecologia às cenas do audiovisual, construindo respostas fundamentadas acerca dos temas polinização e hábitos humanos de consumo. Este filme, portanto, possui potencial a ser explorado em aulas de biologia, com vistas ao aprendizado de conteúdos de ecologia.

Biografia do Autor

Luiz Alberto de Souza Filho, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Ana Paula Pereira Valladão, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME)

Professora de biologia da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro

Débora de Aguiar Lage, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora de biologia do Departamento de Ciências da Natureza

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Souza Filho, L. A. de, Valladão, A. P. P., & Lage, D. de A. (2022). CINEMA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A RECEPÇÃO DE UM FILME NO ENSINO DE ECOLOGIA. E-Mosaicos, 11(26), 143–157. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.50758

Edição

Seção

ARTIGOS