CONSIDERAÇÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, A PARTIR DA VISÃO DE FREIRE E AUSUBEL - UMA REFLEXÃO TEÓRICA

Maria da Graça Pimentel Carril, Elisete Gomes Natário, Sirlei Ivo Zoccal

Resumo


Este artigo é fruto de reflexões realizadas por educadoras durante o exercício docente em curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem como objetivo discutir a relação entre a visão de Paulo Freire considerando a importância da percepção da realidade política e social pelo educando, as práticas voltadas para o processo  de de construção do conhecimento e os estudos sobre a aprendizagem significativa na visão de David Ausubel.  As educadoras, relacionam o pensamento dos teóricos dialogando com a importância do aluno aprender a partir da apresentação de um conteúdo significativo específico considerando o contexto cultural e educacional constantes no seu cotidiano, vinculados à efetiva aprendizagem e atuação no espaço social e profissional. O presente estudo foi realizado pautado em pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a aprendizagem significativa, alicerça a construção do conhecimento humano e o faz integrando pensamentos, sentimentos e ações, conduzindo ao engrandecimento pessoal e social.


Palavras-chave


Aprendizagem significativa; Ensino; Conheicmento prévio

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30818


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: