PROJETO SANTOS JOVEM DOUTOR – DESDOBRAMENTOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33419Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Ensino Fundamental, Prática docente, Saúde, EducaçãoResumo
O Projeto Santos Jovem Doutor (PSJD) busca diversas formas de incluir o cotidiano do aluno da escola pública municipal ao seu contexto educacional durante as atividades dirigidas aos seus discentes participantes e é destinado aos escolares de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e visa preparar alunos para protagonizarem ações vinculadas ao conhecimento do corpo humano, focando em doenças sexualmente transmissíveis, H1N1, saúde da pele, pulmão, tabagismo e drogas. Tem foco também na prática educativa, nos diversos níveis de atuação dos temas mencionados, com formação e desenvolvimento de recursos humanos (professores e alunos) e com propostas junto à comunidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar se os desdobramentos da aprendizagem adquiridas no Projeto Santos Jovem Doutor com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental compõe uma aprendizagem significativa no que se refere à construção de conhecimentos em saúde serem multiplicadores desse conhecimento na comunidade. Participaram deste estudo, todos os 18 estudantes que estão no Projeto Santos Jovem Doutor de uma escola pública situada na área continental de Santos - SP. Desses, 10 são alunos do 8º ano, 08 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e com idades entre 13 a 15 anos. Os alunos responderam a um questionário em forma de escala de Likert na própria escola. Os resultados mostraram que o PSJD propicia uma aprendizagem significativa no que compete aos desdobramentos da mesma, ou seja, os alunos conseguiram estabelecer relações do PJDS com o seu cotidiano, com a sala de aula e estenderam seus conhecimentos sobre o corpo humano - doenças sexualmente transmissíveis, H1N1, saúde da pele, pulmão, tabagismo e drogas - a outros colegas, pais e comunidade.
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