EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA – UMA TRAJETÓRIA NA INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.58209Palavras-chave:
Inclusão, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de música, Aprendizagem significativa, Mapa conceitual.Resumo
O objetivo da pesquisa foi comparar os conhecimentos sobre música, antes e depois da aplicação de uma sequência didática, em alunos com deficiência da EJA, segundo os pressupostos da aprendizagem significativa. Participaram dois alunos de um Projeto Semi-profissionalizante Especial de um município da Baixada Santista - SP. Foi realizada uma sequência didática de seis aulas baseada nos preceitos da aprendizagem significativa, em que os alunos construíram, em dupla, um mapa conceitual sobre a música “Meu limão, meu limoeiro” no início e no final da sequência. Os dados foram analisados com base nas categorias propostas por Novak e Gowin. Constatou-se que o mapa construído ao término da sequência didática mostrou-se mais organizado, com maior número de preposições, hierarquia conceitual com ligações cruzadas e exemplos. Os conhecimentos foram relacionados e percorreram diferentes caminhos na construção e interação de novos conceitos de conteúdo musical proporcionando um caminho para a aprendizagem significativa.
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