LAZER PRODUTIVO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DISTRAÍDA PARA A DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO

Autores

  • Gabriel Moreira Beraldi SESI-RJ SEEDUC-RJ
  • Eduardo José Lannes Colégio Pedro II
  • Francisco Roberto Pinto Mattos Colégio Pedro II
  • Christine Sertã Costa Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28748

Resumo

Os novos paradigmas da prática pedagógica acenam para o uso das tecnologias numa perspectiva de acompanhar a demanda dos nativos digitais. O presente trabalho busca demonstrar a aplicação de um jogo digital junto a turmas de Ensino Médio do Colégio Pedro II – campus Niterói – com a disciplina Desenho Geométrico. Este software, intitulado Lazer Produtivo: Um game para treinar a visualização de retas por meio de suas projeções, foi experimentado no laboratório de informática do campus e foi verificada a sua eficácia como importante ferramenta de auxílio para compreensão do Estudo de Retas no universo da Geometria Descritiva. Questionários foram produzidos oportunizando a participação dos alunos e do professor regente no sentido de retornarem com suas impressões acerca do jogo. Apesar dos ajustes, sinalizados na formatação deste trabalho, o game foi considerado proveitoso para as prescrições da disciplina bem como ferramenta lúdica para a colaboração com as novas práticas pedagógicas emergentes.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Beraldi, G. M., Lannes, E. J., Mattos, F. R. P., & Costa, C. S. (2017). LAZER PRODUTIVO: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM DISTRAÍDA PARA A DISCIPLINA DESENHO GEOMÉTRICO. E-Mosaicos, 6(12), 162–175. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28748

Edição

Seção

ARTIGOS