CONSIDERAÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DE DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES DA EQUIPE DE NUTRIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "BANDEIRA CIENTÍFICA"

Autores

  • Jaqueline Lopes Pereira
  • Viviane Laudelino Vieira
  • Patricia Constante Jaime

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2013.3600

Resumo

O nutricionista deve ter formação generalista, humanista e crítica, porém, a estrutura da graduação tende a formar profissionais com visão segmentada. Existem possibilidades que contribuem para mudar essa realidade, como a extensão universitária. Um exemplo é o Projeto de Extensão Universitária Bandeira Científica da Universidade de São Paulo (PBC), que tem como proposta alinhar atividades educacionais, científicas e assistenciais e possibilitar a prática da interdisciplinaridade. Tendo em vista que pessoas de um mesmo projeto apresentam distintas formações e expectativas, vivenciam aprendizados e experiências diferentes, o presente texto busca apresentar algumas considerações preliminares sobre interdisciplinaridade a partir de depoimentos de participantes da equipe de Nutrição no PBC. Para isso, foi realizado um exercício exploratório e descritivo, a partir de depoimentos colhidos por meio de entrevistas. Foram observadas considerações sobre interdisciplinaridade entre os participantes, que refletem diferentes concepções e expectativas sobre o tema e ilustram dificuldades para colocá-lo em prática. Porém, mesmo enfrentando obstáculos, projetos como o PBC são lócus de experiências importantes para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar ainda no período de graduação.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Pereira, J. L., Vieira, V. L., & Jaime, P. C. (2013). CONSIDERAÇÕES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DE DEPOIMENTOS DE PARTICIPANTES DA EQUIPE DE NUTRIÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA "BANDEIRA CIENTÍFICA". DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 8(2), 183–195. https://doi.org/10.12957/demetra.2013.3600

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS