A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES

Conteúdo do artigo principal

Angélica Monteiro
Jenny Iglesias Polydoro Fernandez
Maria Teresa Tedesco

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre alguns desafios enfrentados pela escola pública para garantir o acesso da leitura literária aos estudantes, em contexto de retorno às aulas presenciais após o período mais agudo da pandemia por Covid-19. Para tanto,  considera a utilização de estratégias de leitura que promovam a proficiência leitora, a partir de uma perspectiva sociointerativa-cognitivista do processo de leitura, respaldada por estudos teóricos de Solé (1998) e Tedesco (2012/2013). Para tecer considerações sobre a formação de hábitos de leitura, a pesquisa apresenta a análise de dados extraídos de um questionário aplicado entre março e abril de 2022 para 84 alunos, não identificados, de 6º ano de duas escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro[1], fundamentando-se na pesquisa de Paulino e Cosson (2009/2020/2021) no que se refere ao conceito de letramento literário. Alguns dos resultados obtidos apontam para a necessidade de garantir maior frequência dos estudantes à Sala de Leitura, espaço de acesso a livros de diferentes gêneros nas escolas municipais do Rio de Janeiro, tendo em vista o diminuto acesso à leitura, ao longo do período de isolamento consequente da pandemia; também é preciso implementar práticas diárias de leitura, inseridas no currículo escolar, assegurando a diversidade e a qualidade estética das obras do acervo;  além de valorizar o papel dos professores que exercem significativa influência no desenvolvimento do gosto pela leitura dos alunos

[1] Escola Municipal Camilo Castelo Branco e Escola Municipal Francisco Cabrita, pertencentes à 2ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação- RJ).

Detalhes do artigo

Como Citar
Monteiro, A., Polydoro Fernandez, J. I., & Tedesco, M. T. (2023). A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES. Caderno Seminal, (44). https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72365
Seção
As multifaces do livro (para)didático (Estudos de Língua)
Biografia do Autor

Angélica Monteiro, Investigadora Auxiliar e Professora da Universidade do Porto

Pesquisadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Jenny Iglesias Polydoro Fernandez, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UERJ, mestre em Letras (Estudos de Literatura) pela Universidade Federal Fluminense (2004-UFF). 

Maria Teresa Tedesco, Professora Titular de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós- Doutora em Linguística, pela Universidade de Colônia, Alemanha.