APRESENTAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Claudia Moura da Rocha
Angélica Monteiro
Maria Teresa Tedesco

Resumo

Este dossiê propõe uma triangulação entre três conceitos caros à área da educação, especificamente, quando se pensa em formação de professores. Trata-se da discussão acerca de Currículo de leitura e de escrita, formação de Professores de Língua e o uso das tecnologias em Educação. Essa proposta ocorreu porque é inquestionável a função da tecnologia como ferramenta de nosso dia a dia, tornando-se indispensável em todos os âmbitos da vida de cada cidadão. Obviamente, essa realidade não só transformou/transforma o mundo, mas também a sala de aula. Isto significa dizer que não estamos mais circunscritos às paredes dessa sala. A tecnologia mudou a natureza do espaço pedagógico e, por conseguinte, das práticas pedagógicas, afetando a ação comunicativa, ampliando os tipos de interação: interpessoais, digitais e virtuais, o que nos exige uma mudança de paradigmas. Vemos as possibilidades de novos usos, novas metodologias e novas estratégias, sem o equacionamento da sua mais-valia no uso feito dela, na escola, especificamente, nas atividades pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOURA DA ROCHA, Claudia; MONTEIRO, Angélica; TEDESCO, Maria Teresa. APRESENTAÇÃO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.87981. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/87981. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”