Navegação Principal
Conteúdo principal
Barra Lateral
Portal de Publicações
EdUERJ
UERJ
Cadastro
Acesso
Toggle navigation
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Início
Arquivos
n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático
Publicado:
18.05.2023
Edição completa
EDIÇÃO COMPLETA
APRESENTAÇÃO
Paulo Feytor, Pedro Napido, Claudia Moura, Maria Teresa Tedesco
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.75881
ORALIDADE EM COLEÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA TURMAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Estephane Priscilla dos Santos Mendes, Ana Claudia Pessoa, Clecio dos Santos Bunzen Júnior
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72358
Abordagens de ensino de língua portuguesa no livro didático: o caso das “classes gramaticais invariáveis”
Rafael Mota
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71142
A ABORDAGEM DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Shéren Salvo Freire, Taíse Simioni
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72349
AMÉRICA LATINA E INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL
Adriana Teixeira Pereira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71453
INVISIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES NEGROS DA EJA NO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS
Agnaldo Pedro Santos Filho, Leda Regina de Jesus Couto, Maria Neuma Mascarenhas Paes
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72364
ANÁLISE DE RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS ENTRE TEXTO VERBAL E IMAGÉTICO EM UM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA
Victor Gomes Milani
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72205
O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO E AS ABORDAGENS PRÁTICAS E METODOLÓGICAS RELACIONADAS ÀS TIC
Lucas Pinto de Oliveira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72371
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS EM DISCURSOS DE PESQUISADORES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
jakelyne Santos Apolônio, José Cezinaldo Rocha Bessa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.71461
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
Denise Lamberts, Simone Sarmento
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72332
RELAÇÕES DE SENTIDO ENTRE INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DICIONÁRIO E GLOSSÁRIO
Jaíne de Fátima Machado da Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72369
Lexicografia pedagógica e discursos: o conceito de família nos dicionários escolares infantis
Geraldo Jose Rodrigues Liska, Jeander Cristian da Silva, Raquel Oliveira Reis
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72324
HELP INDIA! ABORDAGEM CRÍTICA DE UM LIVRO PARADIDÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
Eliane Velloso Missagia, Caroline Martins Dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72354
A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES
Angélica Monteiro, Jenny Iglesias Polydoro Fernandez, Maria Teresa Tedesco
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72365
USOS DOS LIVROS PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DA TEORIA À PRÁTICA
João Pedro De Sousa Barreto, Raimunda Alves Melo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.72320
Resenha
RESENHA DE LIVRO DIDÁTICO: DOS CONTEXTOS AOS USOS EM SALA DE AULA
Claudia Moura da Rocha
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.75882
ENTREVISTA COM ERNANI TERRA
Phellipe Marcel da Silva Esteves, Thaís de Araujo da Costa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/seminal.2023.75883