A TRANSPOSIÇÃO DO ORAL PARA O AUDIOVISUAL: ROTEIROS DE VÍDEOS NO ÂMBITO ESCOLAR PRODUCTION OF VIDEO SCRIPTS AT SCHOOL SCOPE

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Gleiciane Rosa Vinote Rocha
Teresa Tedesco

Resumo

Este artigo, a partir da Teoria a Iconicidade Verbal, busca compreender como as marcas textuais em narrativas orais possibilitam a transposição bem-sucedida para o audiovisual. A hipótese principal é a de que a abordagem icônica oferece uma base eficiente para essa transposição e o objetivo principal é transpor narrativa oral para texto audiovisual, tendo como fundamento essa teoria. De forma específica, tem como objetivos apresentar uma proposta de atividades didáticas para para produção de roteiro de textos audiovisuais no âmbito escolar, com foco no processo de significação. O aporte teórico está fundamento na abordagem de Simões (2009) acerca da Teoria da Iconicidade Verbal. Destaca-se a relevância da escolha da Teoria da Iconicidade Verbal como teoria basilar por conceber o texto como uma imagem que contém marcas textuais que direcionam aos significados, fornecendo pistas cruciais para a transposição para o contexto audiovisual. No contexto educacional, as atividades propostas à luz da Teoria da Iconicidade Verbal visam a atenuar barreiras em relação à ausência de familiaridade de docentes com técnicas cinematográficas, promover a compreensão dos signos do texto audiovisual e desenvolver habilidades essenciais para a convivência em uma sociedade digital. Os resultados destacam a eficácia da abordagem icônica na transposição do oral para o audiovisual, ressaltando sua importância no contexto contemporâneo de letramento midiático, já que a comprovação da possibilidade de transposição é uma realidade que impacta a forma como se percebe e como se ensina a linguagem audiovisual.

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Como Citar
ROSA VINOTE ROCHA, Gleiciane; TEDESCO, Maria Teresa. A TRANSPOSIÇÃO DO ORAL PARA O AUDIOVISUAL: ROTEIROS DE VÍDEOS NO ÂMBITO ESCOLAR: PRODUCTION OF VIDEO SCRIPTS AT SCHOOL SCOPE. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83871. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83871. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”