[EM EDIÇÃO] Assistência de profissionais de saúde a mulheres em situação de violência: estudo de representações sociais
Palavras-chave:
Pessoal de Saúde, Assistência Hospitalar, Mulheres, Violência DomésticaResumo
Objetivo: compreender os conteúdos das representações sociais de profissionais de saúde da urgência e emergência sobre a assistência às mulheres em situação de violência doméstica e discutir a prática assistencial de saúde à mulher em situação de violência doméstica. Método: estudo qualitativo, orientado pela abordagem processual da Teoria das Representações Sociais, realizado com 40 profissionais do setor de urgência e emergência de um hospital público, entre janeiro e maio de 2023, após aprovação do comitê de ética. Dados coletados por entrevista semiestruturada e processados no software IRAMUTEQ. Resultados: as práticas assistenciais dos profissionais são pautadas no tratamento das lesões, nos encaminhamentos e na notificação da violência e apontam a necessidade de orientação sobre os serviços disponíveis na rede de assistência no município. Considerações finais: evidencia-se que os profissionais ancoram suas representações sociais sobre a assistência a mulher em situação de violência doméstica em elementos do cotidiano e em práticas normativas e institucionais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jéssica dos Santos Simões, Maria do Rosário Andrade Barreto Ferreira, Cleuma Sueli Santos Suto, Alba Benemérita Alves Vilela, Juliana Costa Machado, Vanda Palmarella Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).