Relações afetivas íntimas de jovens universitários: narrativas de estudantes de enfermagem [Young university students’ intimate affective relationships: nursing students’ narratives] [Relaciones afectivas íntimas de jóvenes estudiantes universitarios: relatos de estudiantes de enfermería]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.34355

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Educação superior, Jovens, Privacidade

Resumo

Objetivo: analisar as relações afetivas íntimas de jovens universitários do curso de enfermagem de uma universidade pública, considerando a perspectiva de gênero. Método: pesquisa qualitativa baseada na narrativa de vida como referencial teórico-metodológico. Realizada entrevista aberta com 30 estudantes do curso de graduação em enfermagem, no período de maio a setembro de 2017. Resultados: os relacionamentos afetivos dos jovens universitários se caracterizaram pelo controle, ciúme e dominação masculina. Os jovens estudantes do curso de enfermagem se encontram expostos à vivência de distintas manifestações de violência nas relações afetivas íntimas. Eles têm nas questões de gênero a principal influência na ocorrência das violências. Conclusão: considerando o papel das universidades e sua importância na transformação da realidade social e na qualidade de vida, e ainda na formação em saúde, destaca-se a urgência do desenvolvimento de ações preventivas e de promoção de relacionamentos saudáveis entre jovens universitários.

ABSTRACT

Objectives: to examine the intimate affective relationships of young university students on the undergraduate nursing course at a public university, from a gender perspective. Method: this qualitative study was based on life narrative as its theoretical and methodological framework. From May to September 2017, 30 nursing students underwent individual unscripted interviews. The project was approved by the research ethics committee. Results: the young university students’ affective relationships were characterized by control, jealousy, and male domination. The young nursing students were exposed to experiencing various different manifestations of violence in their intimate affective relationships. They considered gender issues to be the main influence in the occurrence of violence. Conclusion: considering the role of universities and their importance in changing social realities and in quality of life, as well as in health education, there is an urgent need to take preventive action and to develop measures to promote healthy relationships among young university students.

RESUMEN

Objetivos: analizar las relaciones afectivas íntimas de jóvenes estudiantes universitarios del Curso de Pregrado en Enfermería de una universidad pública, considerando la perspectiva de género. Método: investigación cualitativa basada en la narración de vida como marco teórico-metodológico. Se realizó una entrevista individual abierta junto a 30 estudiantes de enfermería, en el periodo de mayo a septiembre 2017. El Comité de Ética en Investigación aprobó el proyecto. Resultados: las relaciones afectivas de los jóvenes estudiantes universitarios se caracterizaron por el control, los celos y la dominación masculina. Los jóvenes estudiantes del pregrado en enfermería se encuentran expuestos a la experiencia de diferentes manifestaciones de violencia en sus relaciones afectivas íntimas. Las cuestiones de género son la principal influencia para las violencias. Conclusión: considerando el papel de las universidades y su importancia en la transformación de la realidad social y en la calidad de vida, y también en la educación en salud, se destaca la urgencia de desarrollar acciones preventivas y promover relaciones saludables entre jóvenes estudiantes universitarios. 

Biografia do Autor

Aline Vieira Simoes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Aluna do Doutorado em Enfermagem modalidade Interinstitucional (DINTER) entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Lucia Helena Garcia Penna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil.

Vanda Palmarella Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunto  Departamento de Saúde do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Jequié, Brasil.

Joana Iabrudi Carinhanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil.

Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasil.

Juliana Costa Machado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira. Aluna do Doutorado em Enfermagem e saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Publicado

28.03.2019

Como Citar

1.
Simoes AV, Penna LHG, Rodrigues VP, Carinhanha JI, Pereira AL de F, Machado JC. Relações afetivas íntimas de jovens universitários: narrativas de estudantes de enfermagem [Young university students’ intimate affective relationships: nursing students’ narratives] [Relaciones afectivas íntimas de jóvenes estudiantes universitarios: relatos de estudiantes de enfermería]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 28º de março de 2019 [citado 13º de outubro de 2024];27:e34355. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/34355

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>