[EM EDIÇÃO] Sentimentos vivenciados no gestar e no parir em tempos da Covid-19
Palavras-chave:
Gravidez, Parto, Infecções por Coronavírus, Emoções ManifestasResumo
Objetivo: identificar os sentimentos vivenciados no gestar e parir em tempos da Covid-19. Método: estudo qualitativo, interpretativo, à luz do interacionismo simbólico, realizado em 2021 com puérperas multíparas com 12 horas pós-parto, sem comorbidades ou complicações perinatais, que gestaram e pariram durante a pandemia da Covid-19, em maternidade classificada como de risco habitual, no Mato Grosso do Sul. Foram realizadas 30 entrevistas, cotejadas por análise de conteúdo convencional de Kleinheksel. O protocolo de pesquisa foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a análise originou duas categorias: “Eu vivia com medo” e “Outros sentimentos vivenciados”. Além do medo, verificaram-se outros sentimentos negativos nas experiências das mulheres durante a gestação e o parto em tempos de Covid-19. Considerações finais: o medo de medo esteve presente na rotina diária, durante a busca de cuidados pré-natais e parto e, até mesmo, nas interações sociais durante a pandemia da Covid-19 foram identificados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Prisciely Souza de Palhano, Soraia Geraldo Rozza, Bianca Nantes Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



