[EM EDIÇÃO] Sentimentos vivenciados no gestar e no parir em tempos da Covid-19

Autores/as

Palabras clave:

Embarazo, Parto, Infecciones por Coronavirus, Emoción Expresada

Resumen

Objetivo: identificar os sentimentos vivenciados no gestar e parir em tempos da Covid-19. Método: estudo qualitativo, interpretativo, à luz do interacionismo simbólico, realizado em 2021 com puérperas multíparas com 12 horas pós-parto, sem comorbidades ou complicações perinatais, que gestaram e pariram durante a pandemia da Covid-19, em maternidade classificada como de risco habitual, no Mato Grosso do Sul. Foram realizadas 30 entrevistas, cotejadas por análise de conteúdo convencional de Kleinheksel. O protocolo de pesquisa foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a análise originou duas categorias: “Eu vivia com medo” e “Outros sentimentos vivenciados”. Além do medo, verificaram-se outros sentimentos negativos nas experiências das mulheres durante a gestação e o parto em tempos de Covid-19. Considerações finais: o medo de medo esteve presente na rotina diária, durante a busca de cuidados pré-natais e parto e, até mesmo, nas interações sociais durante a pandemia da Covid-19 foram identificados.

Biografía del autor/a

Prisciely Souza de Palhano, Faculdade NOVOESTE

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora na Faculdade NOVOESTE. Campo Grande, MS, Brasil.

Soraia Geraldo Rozza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.

Bianca Nantes Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Instituto Integrado de Saúde na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, Brasil.

Publicado

2025-10-27

Cómo citar

1.
Palhano PS de, Lopes SGR, Nunes BN. [EM EDIÇÃO] Sentimentos vivenciados no gestar e no parir em tempos da Covid-19. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 27 de octubre de 2025 [citado 6 de noviembre de 2025];33(1):e87777. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/87777

Número

Sección

Artículos de Investigación

Artículos más leídos del mismo autor/a