[EM EDIÇÃO] Saúde mental e cuidado de adolescentes que estudam em escolas rurais
Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde do Adolescente, Promoção da Saúde em Ambiente Escolar, Zona RuralResumo
Objetivo: conhecer as demandas de saúde e cuidados de adolescentes que estudam em escolas rurais. Método: estudo qualitativo descritivo-exploratório. Dados foram coletados em 2023, em sete escolas municipais localizadas na região Noroeste do Sul do Brasil, por meio de entrevista semiestruturada com adolescentes da zona rural, matriculados em escolas participantes. As enunciações foram transcritas na íntegra e submetidas à análise temática indutiva. Seguidos os preceitos éticos de pesquisas com seres humanos. Resultados: participaram 27 adolescentes, com demandas de saúde mental relacionadas à ansiedade, lesão autoprovocada, suicídio, sofrimento mental devido ao luto, bullying e a redução das atividades de lazer. Conclusão: as demandas de saúde e cuidados de adolescentes que estudam em escolas rurais relacionam-se à saúde mental, principalmente vinculados aos episódios de ansiedade, lesão autoprovocada, tentativa de suicídio e bullying. Observa-se que essas demandas podem estar intensificadas quando os adolescentes vivenciam o luto, a desestrutura familiar e problemas de convivência na escola.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francieli Franco Soster, Andressa da Silveira, Leila Mariza Hildebrandt, Keity Laís Siepmann Soccol, Fernanda Beheregaray Cabral, Zaira Letícia Tissot

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).