Sentimentos de residir em uma instituição de longa permanência: percepção de idosos asilados [Feelings about long-term residing in nursing homes: perception of residents]
Palavras-chave:
Saúde do idoso institucionalizado, Idoso, Instituição de longa permanência, Enfermagem [Health of the elderly in nursing homes, elderly, long-term nursing homes, nursing]Resumo
O presente estudo é descritivo de natureza qualitativa e teve como objetivo conhecer a percepção do idoso sobre os motivos que levaram à sua institucionalização, bem como seus sentimentos diante desta condição. Dele participaram 10 idosos asilados. Os dados foram coletados no período de maio a junho de 2011, em uma instituição de longa permanência para idosos, no município de Maringá, através de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Como um dos resultados foram identificadas duas categorias: Condições determinantes da institucionalização de idosos e Sentimentos dos idosos em relação à institucionalização. Evidenciou-se que conflitos familiares e o fato de não ter família constituída foram os principais motivos para a inserção dos idosos no ambiente asilar, e que essa condição desperta sentimentos negativos (solidão, angústia, ausência de liberdade) e positivos (segurança de moradia e bem-estar).
ABSTRACT: This is a qualitative-descriptive study aiming at investigating the perception of the elderly on their institutionalization, as well as their feelings about their status. Ten residents of a long-term nursing home for the elderly (ILPIs) in Maringá, PR, Brazil, participated in the study. Data were collected through semi structured interviews, from May to June, 2011. Data analysis was based on Bardin’s content analysis methodology. Results identified two categories: Determining conditions for the institutionalization of the elderly and feelings of the elderly about their institutionalization. Results show family conflicts and lack of family structure as main reasons accounting for the inclusion of the elderly in a nursing home. Negative feelings such as loneliness, anxiety, lack of freedom, as well as positive feelings, such as safe housing and welfare came out.
RESUMEN: Estudio cualitativo-descriptivo que tuvo como objetivo investigar la percepción del anciano sobre las razones que llevaron a su institucionalización, así como sus sentimientos hacia esta condición. El estudio incluyó a 10 ancianos asilados. Los datos fueron recogidos entre mayo y junio de 2011, en una institución de larga estancia para ancianos, en Maringá-PR-Brasil, a través de entrevistas semiestructuradas. Para tratamiento de los datos se utilizó el análisis de contenido de Bardin. Los resultados identificaron dos categorías: Determinar las condiciones para la institucionalización de los ancianos y Sentimientos de los ancianos en relación a la institucionalización. Se encontró que conflictos familiares y la falta de una familia fueron los motivos principales para la inclusión de los ancianos en un asilo. Demostró que esa condición despierta sentimientos negativos (soledad, ansiedad, falta de libertad) y positivos (seguridad de morada y bienestar).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).