Educação empreendedora em enfermagem: análise em cursos de graduação de instituições públicas
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.83029Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem, Empreendedorismo, Política de Inovação e DesenvolvimentoResumo
Objetivo: analisar as disciplinas de empreendedorismo em cursos de enfermagem de instituições públicas de ensino superior brasileiras. Método: pesquisa documental, de abordagem qualitativa, realizada em websites de 130 cursos de graduação em enfermagem das instituições públicas de ensino superior e que possuíam projeto pedagógico do curso ou matriz curricular disponíveis em domínio público. Desse total, 14 cursos ofertavam disciplina específica de empreendedorismo. Resultados: 10,8% (n=14) dos cursos de enfermagem tinham no currículo disciplina específica de empreendedorismo, sendo 78,6% delas teóricas e 57,1% obrigatórias, com média de carga horária de 40,43 horas. Com base na análise qualitativa das ementas, foram elencadas três categorias principais relacionadas ao ensino do empreendedorismo nos cursos em enfermagem: elementos estruturais, elementos processuais e elementos de resultados do empreendedorismo. Conclusão: Apesar da aderência dos conteúdos às recomendações literárias sobre educação empreendedora, o número de disciplinas específicas permanece baixo, com maior enfoque em modalidades teóricas.
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