Conhecimento científico sobre processo de enfermagem à pessoa idosa que vive com demência e seu cuidador [Scientific knowledge of the nursing process for older adults living with dementia and their caregivers] [Conocimiento científico sobre el proceso de enfermería para las personas mayores que viven con demencia y su cuidador]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.67987Palavras-chave:
Idoso, Cuidadores, Demência, Terminologia Padronizada em Enfermagem, Processo de Enfermagem.Resumo
Objetivo: mapear o conhecimento científico sobre o processo de enfermagem aplicado à pessoa idosa que vive com demência e seu cuidador. Método: revisão de escopo conforme o Instituto Joanna Briggs desenvolvido em três bases de dados. Resultados: dos 23 estudos incluídos, 11 fundamentaram o processo de enfermagem em bases teóricas, com ênfase na Teoria Geral do Déficit de Autocuidado. Para a coleta de dados, evidenciou-se instrumentos de avaliação de sintomas psicológicos e comportamentais, funcionalidade e avaliação da cognição/indicativos de demência. A maioria não especificou o uso de linguagem padronizada; e quando presente, a taxonomia North American Nursing Diagnosis Association foi a mais utilizada, com predominância de diagnósticos nos domínios percepção/cognição, segurança/proteção e atividade/repouso. Conclusão: os achados subsidiam a prática clínica do enfermeiro baseado em conhecimento científico atualizado e apontam para lacunas do uso de base teóricas e taxonomias para sustentar o processo de enfermagem.
ABSTRACT
Objective: to map the scientific knowledge of the nursing process applied to older adults living with dementia and their caregivers. Method: this scoping review was conducted in three databases following the Joanna Briggs Institute. Results: of the 23 studies included, 11 grounded the nursing process on theoretical bases, particularly the General Self-Care Deficit Theory. Data collection instruments were found to assess psychological and behavioral symptoms, functionality and cognition/indicators of dementia. Most did not specify use of standardized language; and when they did, the North American Nursing Diagnosis Association taxonomy was the most used, predominantly in the perception/cognition, safety/protection and activity/rest domains. Conclusion: the findings inform the clinical practice of nursing based on current scientific knowledge and point to gaps in the use of theoretical bases and taxonomies to support the nursing process.
RESUMEN
Objetivo: mapear el conocimiento científico sobre el proceso de enfermería aplicado a los ancianos que viven con demencia y a su cuidador. Método: revisión de alcance según el Instituto Joanna Briggs desarrollada en tres bases de datos. Resultados: de los 23 estudios incluidos, 11 fundamentaron el proceso de enfermería en bases teóricas, con énfasis en la Teoría General del Déficit de Autocuidado. Para la recolección de datos, se utilizaron instrumentos de evaluación de síntomas psicológicos y conductuales, funcionalidad y evaluación de la cognición/indicios de demencia. La mayoría no especificó el uso de lenguaje estandarizado; y, cuando presente la taxonomía de la North American Nursing Diagnosis Association ha sido la más utilizada, con predominio de diagnósticos en los dominios de percepción/cognición, seguridad/protección y actividad/repudio. Conclusión: Los hallazgos subsidian la práctica clínica del enfermero con base en el conocimiento científico actualizado y apuntan hacia las lagunas del uso de base teórica y taxonomias para sustentar el proceso de enfermería.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).