Experiências de enfermeiras obstetras no enfrentamento da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.78564

Palavras-chave:

Maternidades, Enfermagem Obstétrica, COVID-19, Saúde Ocupacional, Emoções

Resumo

Objetivo: desvelar os sentimentos e fragilidades de enfermeiras obstetras no enfrentamento da pandemia da doença causada pelo coronavírus do tipo 2 (COVID-19). Método: estudo qualitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, realizado em três maternidades de referência para risco habitual e intermediário no norte do Paraná, entre janeiro e julho de 2021. Foram entrevistadas individualmente e presencialmente, doze enfermeiras obstetras por meio de um instrumento semiestruturado contendo questões norteadoras, para análise dos dados foi utilizado Bardin e como referencial teórico Donabedian. Resultados: as narrativas foram agrupadas em duas categorias: A insegurança diante do desconhecido, e o medo da contaminação pelo vírus SARS-Cov-2; e Ausência de investimentos no capital humano gerando um contexto de risco frente ao manejo da pandemia. Considerações finais: evidenciou-se que os sentimentos negativos relatados pelas enfermeiras, estão fortemente ligados à especificidade e fragilidades do serviço de saúde, em especial maternidades, no enfrentamento da pandemia, afetando a saúde mental destes profissionais.

Biografia do Autor

Natalia Gabrielle Maronezi, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Pesquisadora na área de Saúde da Mulher e Obstetrícia. Membro do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudo em Inovações Tecnológicas, Terapias Integrativas e Complementares em Saúde (NEITTICS) da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Nathalia Jung Ferreira Malta, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisa na área da Saúde Sexual, Reprodutiva da Mulher e Obstetrícia. Londrina, PR, Brasil.

Keli Regiane Tomeleri da Fonseca Pinto, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

 

Daniela Biguetti Martins Lopes, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Catia Campaner Ferrari Bernardy, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Publicado

14.12.2023

Como Citar

Maronezi, N. G., Malta, N. J. F., Pinto, K. R. T. da F., Lopes, D. B. M., & Bernardy, C. C. F. (2023). Experiências de enfermeiras obstetras no enfrentamento da COVID-19. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e78564. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.78564

Edição

Seção

Chamada “Atuação de Especialistas de Enfermagem nas Redes de Atenção à Saúde nacionais e internacionais”