[EM EDIÇÃO] Satisfação das mulheres imigrantes com a assistência ao parto no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem Obstétrica, Maternidades, Qualidade da Assistência à Saúde, Satisfação do Paciente, Emigração e Imigração

Resumo

Objetivo: avaliar a satisfação de mulheres imigrantes acerca da assistência ao parto no Brasil. Método: estudo qualitativo, sob o referencial teórico de Donabedian. Foram realizadas entrevistas com 14 mulheres imigrantes, submetidas à análise Discurso do Sujeito Coletivo. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: obteve-se cinco ideias centrais agrupadas em dois temas. O tema 1, satisfação com o atendimento dos serviços de saúde, teve como ideias centrais: práticas baseadas em evidências científicas e o papel da equipe de saúde; comparação entre vivências anteriores em outros países; e acolhimento e garantia da assistência em saúde à mulher imigrante. O tema 2, insatisfações durante o processo de nascimento, teve como ideias centrais: descontentamentos em relação às intervenções; e espaço físico inadequado. Considerações finais: as mulheres mostraram-se satisfeitas com alguns aspectos do nascimento, porém, pontuaram fragilidades importantes que apresentam impacto na qualidade da assistência obstétrica.

Biografia do Autor

Pamela Panas dos Santos Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Obstétrica. Mestre em Enfermagem. Enfermeira Coordenadora da Unidade de Alojamento Conjunto do Hospital Regional do Norte do Paraná da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Adriana Valongo Zani, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Neonatologista. Pós-doutoramento. Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Catia Campaner Ferrari Bernardy, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Emily Marques Alves, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Obstétrica. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Hospital Regional do Norte do Paraná da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Milena Passarelli Cortez, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Obstétrica. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Sebastião Caldeira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Doutor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foz do Iguaçu, PR, Brasil.

 

Keli Regiane Tomeleri da Fonseca Pinto, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira Obstétrica. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

Publicado

30.06.2025

Como Citar

1.
Oliveira PP dos S, Zani AV, Bernardy CCF, Alves EM, Cortez MP, Caldeira S, et al. [EM EDIÇÃO] Satisfação das mulheres imigrantes com a assistência ao parto no Brasil. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de junho de 2025 [citado 1º de julho de 2025];33(1):e83862. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/83862

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)