Orientação sexual e sintomas depressivos: papel mediador da autoestima e satisfação com a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72986

Palavras-chave:

enfermagem, saúde mental, promoção da saúde

Resumo

Objetivo: verificar se autoestima e satisfação com a vida exercem efeitos mediadores na relação entre orientações sexuais minoritárias e sintomatologia depressiva em amostra de pós-graduandos stricto sensu. Método: estudo analítico, transversal, conduzido com 321 pós-graduandos stricto sensu entre março/abril de 2021. Utilizou-se o Patient Health Questionnaire-9 para avaliação de sintomas depressivos, Escala de Autoestima de Rosemberg e Escala de Satisfação com a Vida. Análises de mediação simples foram conduzidas por meio da macro PROCESS. Resultados: pós-graduandos de orientações sexuais minoritárias apresentaram maior severidade de sintomas depressivos e menores indicadores de autoestima e satisfação com a vida do que seus pares heterossexuais. Autoestima e satisfação com a vida mediaram parcialmente a relação entre orientação sexual e severidade de sintomas depressivos em uma proporção de, respectivamente, 48,26% e 37,54%. Conclusão: autoestima e satisfação com a vida apresentaram-se como importantes mediadores da relação entre orientações sexuais minoritárias e sintomas depressivos entre pós-graduandos.

Biografia do Autor

Moisés Kogien, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006); especialista em Saúde e Segurança do Trabalhador (2009) e especialista em Pedagogia Hospitalar pela Universidade Gama Filho - RJ (2010). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Doutorado em andamento em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de enfermagem hospitalar, com ênfase enfermagem médico-cirúrgica. Como pesquisador tem interesse em estudos sobre saúde mental, estresse laboral, saúde do trabalhador e qualidade de vida.

Samira Reschetti Marcon, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1995), especialização em Saúde Pública pela UFMT(2001), mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMT (2003) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (2010). Atualmente é professora Associada da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da UFMT e líder do Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM) vinculado ao Programa de Pós-graduação da FAEN/ UFMT. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde mental e atenção psicossocial e comportamento suicida.

Hugo Gedeon Barros dos Santos, Hospital Universitário Júlio Müller

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Quatro Marcos-FQM (2011). Pós-graduado em Saúde do Adulto e do Idoso com Ênfase em Atenção Cardiovascular na modalidade de Residência Multiprofissional - Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT desenvolvendo suas atividades na linha de pesquisa em saúde mental junto ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM). Atualmente integra a equipe do Centro de Simulação em Saúde do HUJM.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Kogien, M., Marcon, S. R., & Santos, H. G. B. dos. (2023). Orientação sexual e sintomas depressivos: papel mediador da autoestima e satisfação com a vida. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e72986. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72986

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa