Qualidade de vida no trabalho dos docentes de enfermagem universitários na modernidade líquida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71896

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Qualidade de Vida

Resumo

Objetivo: analisar a qualidade de vida no trabalho dos docentes de enfermagem universitários, considerando a configuração do mundo líquido. Método: estudo qualitativo, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em duas universidades públicas. Os participantes do estudo foram 14 docentes de enfermagem pertencentes às universidades. Para a coleta de dados foi utilizado o grupo focal e os dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Resultados: observa-se excesso de atividades e cobrança exacerbada refletindo na sobrecarga de trabalho, bem como desmonte das universidades públicas ocasionando instabilidade no processo de trabalho e consequente condições laborais inadequadas. Considerações finais: o trabalho docente no mundo líquido guarda características diferenciadas inerentes à prática da educação, quando comparada a outros grupos de trabalhadores. Assim, configura-se a necessidade de investimento nas universidades públicas a fim de proporcionar a disponibilização de verbas para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, no incremento da ciência e tecnologia.

Biografia do Autor

Sheila Nascimento Pereira de Farias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Titular da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro- Rio de Janeiro-Brasil.

Karla Gualberto Silva, Escola de Enfermagem Anna Nery

Mestre em Enfermagem. Doutoranda pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro- Brasil

Janaina Moreno de Siqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro- Rio de Janeiro-Brasil.

Eloá Carneiro Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da  Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro- Rio de Janeiro.

Thereza Cristina Mó y Mó Loureiro Varella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associado do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-Rio de Janeiro-Brasil.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro- Rio de Janeiro-Brasil.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Farias, S. N. P. de, Silva, K. G., Siqueira, J. M. de, Carvalho, E. C., Varella, T. C. M. y M. L., & Souza, N. V. D. de O. (2023). Qualidade de vida no trabalho dos docentes de enfermagem universitários na modernidade líquida. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e71896. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71896

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa