Qualidade de vida no trabalho dos docentes de enfermagem universitários na modernidade líquida
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71896Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa, Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Qualidade de VidaResumo
Objetivo: analisar a qualidade de vida no trabalho dos docentes de enfermagem universitários, considerando a configuração do mundo líquido. Método: estudo qualitativo, descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em duas universidades públicas. Os participantes do estudo foram 14 docentes de enfermagem pertencentes às universidades. Para a coleta de dados foi utilizado o grupo focal e os dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Resultados: observa-se excesso de atividades e cobrança exacerbada refletindo na sobrecarga de trabalho, bem como desmonte das universidades públicas ocasionando instabilidade no processo de trabalho e consequente condições laborais inadequadas. Considerações finais: o trabalho docente no mundo líquido guarda características diferenciadas inerentes à prática da educação, quando comparada a outros grupos de trabalhadores. Assim, configura-se a necessidade de investimento nas universidades públicas a fim de proporcionar a disponibilização de verbas para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, no incremento da ciência e tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Karla Gualberto Silva, Sheila Nascimento Pereira de Farias, Janaina Moreno de Siqueira, Eloá Carneiro Carvalho, Thereza Cristina Mó y Mó Loureiro Varella, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).