A formação de enfermagem na graduação: uma revisão integrativa da literatura [Undergraduation in the nursing school: an integrative review of literature]

Autores

  • Ariane da Silva Pires Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Lúcia Helena Garcia Penna Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Kelly Fernanda Assis Tavares Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Camila Arantes Ferreira Brecht D'Oliveira Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Caroline Muller Almeida Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2014.11206

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, currículo, trabalho, enfermagem [Nursing education, curriculum, work, nursing] [Educación em enfermeira, trabajo, enfermeira]

Resumo

Pesquisa bibliográfica na modalidade revisão integrativa da literatura, descritiva e abordagem qualitativa cujo objetotrata da formação de enfermeiros na graduação, considerando os fundamentos que embasam o processo ensino-aprendizagem.Os objetivos foram: caracterizar as abordagens teóricas e metodológicas da produção científica acerca da formação dos enfermeirose analisar as tendências pedagógicas que norteiam a formação do enfermeiro na graduação. Selecionaram-se sete estudospublicados entre 2008 a 2012. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Com base nesta análise, emergiramduas categorias empíricas - propostas pedagógicas de ensino e mundo do trabalho em saúde e enfermagem; e a formação e operfil do enfermeiro para o Sistema Único de Saúde: aspectos legais. Evidenciou-se uma forte articulação entre o processo deformação do enfermeiro com sua prática profissional no mundo do trabalho em saúde.

 

ABSTRACT

Bibliographic research on the integrative literature review mode; descriptive and qualitative approach whose objectis undergraduate education in nursing considering the fundamentals on the basis for the teaching-learning process. The researchaimed at [1] characterizing the methodological and theoretical approaches of scientific literature on the training of nurses; and[2] analyzing pedagogical trends in the formation of the nurse on the undergraduate level. Seven studies published from 2008to 2012 were selected. Data were treated on the basis of thematic content analysis. Two empirical categories emerged out ofthe analysis: [1] pedagogical proposals in education and work in the health and nursing areas; and [2] training and nurse profilefor the SUS (Single Health System): legal aspects. A strong link showed between the nurse’s education and their professionalpractice in the health area.

 

RESUMEN

Investigación bibliográfica en modo de revisión integral de la literatura, enfoque descriptivo y cualitativo cuyo objetofue la formación de enfermeros en la graduación, teniendo en cuenta los fundamentos que apoyan el proceso de enseñanzaaprendizaje.Los objetivos fueron: caracterizar los enfoques teóricos y metodológicos de la producción científica acerca de laformación de enfermeros y analizar las tendencias pedagógicas que orientan la formación del enfermero en la graduación. Sieteestudios fueron seleccionados, todos publicados entre 2008 y 2012. Los datos fueron sometidos al análisis de contenido temático.Basado en este análisis surgieron dos categorias empíricas: propuestas pedagógicas de ensenãnza y mundo del trabajo en saludy enfermería; y la formación y el perfil del enfermeiro para el Sistema Único de Salud: aspectos legales. Mostró un fuerte vínculoentre el proceso de formación del enfermero con su práctica profesional en el mundo del trabajo en salud.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2014.11206

Biografia do Autor

Ariane da Silva Pires, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela ENF/UERJ. Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro (FAPERJ). Professora Substituta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: arianepires@oi.com.br

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem (UFRJ). Vice-Diretora da ENF/UERJ. Procientista da UERJ. Professora Permanente do PPGEnf - Stricto Sensu da ENF/UERJ. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da ENF/UERJ. Rio de Janeiro – RJ/Brasil. E-mail: norval_souza@yahoo.com.br

Lúcia Helena Garcia Penna, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Procientista da UERJ.  Coordenadora adjunta do PPGENF/UERJ. Professora Permanente do PPGEnf - Stricto Sensu da ENF/UERJ. Professor Adjunto do Departamento Materno-infantil. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. E-mail: luciapenna@terra.com.br

Kelly Fernanda Assis Tavares, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva e Enfermeira do Trabalho. Mestranda em Enfermagem do PPGEnf UERJ. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. E-mail: kfassis@yahoo.com.br

Camila Arantes Ferreira Brecht D'Oliveira, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Interna de Enfermagem do 8º período da Graduação em Enfermagem pela ENF/UERJ. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2012/2013). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. E-mail: camilabrechtuerj@gmail.com

Caroline Muller Almeida, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Interna de Enfermagem do 8º período da Graduação em Enfermagem pela ENF/UERJ. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC (2012/2013). Rio de Janeiro (RJ), Brasil. E-mail: carolinemulleralmeida@hotmail.com

Publicado

12.03.2015

Como Citar

1.
Pires A da S, Souza NVD de O, Penna LHG, Tavares KFA, D’Oliveira CAFB, Almeida CM. A formação de enfermagem na graduação: uma revisão integrativa da literatura [Undergraduation in the nursing school: an integrative review of literature]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 12º de março de 2015 [citado 12º de outubro de 2024];22(5):705-11. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/11206

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>