Micropoderes no cotidiano do trabalho de enfermagem hospitalar: uma aproximação do pensamento de Foucault [Micro-powers in the daily work of hospital nursing: an approximation to the thinking of Foucault] [Micropoderes en el cotidiano del trabajo de enfermería hospitalaria: una aproximación del pensamiento de Foucault]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.30716Palavras-chave:
Enfermagem, Saúde do Trabalhador,Resumo
Objetivos: discutir e analisar os micropoderes existentes no cotidiano do trabalho de enfermagem hospitalar, de acordo com o pensamento de Foucault. Conteúdo: o ponto de partida é a análise história da divisão do trabalho, na área hospitalar e da enfermagem, em que se evidenciam características comuns aos conceitos de micropoderes discutidos por Foucault. Constata-se a existência de padrões de comportamento e disciplina na atuação da enfermagem hospitalar que são compatíveis com os pressupostos teóricos foucaultianos. Conclusão: é necessário aprofundamento das discussões sobre esta temática com intuito de ampliar o entendimento acerca da prática profissional da enfermagem hospitalar, bem como estabelecer mecanismos que possibilitem a análise pelos trabalhadores de seu cotidiano visando à transformação de posturas e comportamentos. São necessários mobilização e envolvimento coletivo para que processos de mudança aconteçam nas relações de poder que permeiam a profissão de enfermagem.
ABSTRACT
Objectives: to examine and discuss micro-powers in the daily work of hospital nursing, in the light of the thinking of Foucault. Content: the point of departure was a historical analysis of the division of labor at hospitals and in nursing, which evidenced features in common with the concepts of micro-powers discussed by Foucault. Patterns of behavior and discipline were found to exist in the practice of nursing that are compatible with Foucault’s theoretical assumptions. Conclusion: this issue needs to be discussed in greater depth for a broader understanding of the professional practice of hospital nursing, as well as to establish mechanisms that enable workers to examine their daily activities with a view to modifying postures and behavior. Mobilization and collective involvement are also necessary for processes of change to take place in the power relations that permeate the nursing profession.
RESUMEN
Objetivos: discutir y analizar los micropoderes existentes en el cotidiano del trabajo de enfermería hospitalaria, de acuerdo con el pensamiento de Foucault. Contenido: el punto de partida es el análisis histórico de la división del trabajo, en el área hospitalaria y de la enfermería, en que quedan evidentes las características comunes a los conceptos de micropoderes discutidos por Foucault. Se constata la existencia de patrones de comportamiento y disciplina en la actuación de la enfermería hospitalaria que son compatibles con los presupuestos teóricos foucaultianos. Conclusión: es necesario profundizar las discusiones sobre esta temática con el propósito de ampliar el entendimiento acerca de la práctica profesional de la enfermería hospitalaria, así como establecer mecanismos que posibiliten que los trabajadores hagan el análisis de su cotidiano con vistas a la transformación de posturas y comportamientos. Se apunta, además, la necesidad de movilización e implicación colectiva para que procesos de cambio ocurran en las relaciones de poder que impregnan la profesión de enfermería.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).