"Como será minha vida com sífilis?" Desafios do diagnóstico em homens à luz de Leininger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71679

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Saúde Sexual, Sífilis, Sífilis Latente, Enfermagem Transcultural

Resumo

Objetivo: compreender os fatores que interferem no diagnóstico da sífilis em homens à luz da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural. Método: estudo qualitativo, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, realizado em Hospital Universitário no Rio de Janeiro, entre setembro de 2017 e março de 2018. Foram entrevistados 32 homens diagnosticados com sífilis adquirida, e a análise temática foi utilizada para o tratamento dos dados. Resultados: a maioria dos homens tinha história de contágio por outra Infecção Sexualmente Transmissível e foi diagnosticada no ambulatório de imunologia. O momento diagnóstico é encarado com surpresa, tem repercussões psicossociais e é influenciado por fatores culturais e sociais. Considerações finais: alguns fatores interferem positivamente e outros negativamente no diagnóstico da sífilis na população masculina. Para detectar essa infecção nos homens, deve-se conhecer o contexto sociocultural em que estão inseridos para, assim, implementar estratégias tanto diagnósticas quanto preventivas mais eficazes.

Biografia do Autor

Maria Beatriz de Assis Veiga, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora.  Enfermeira do Hospital Universitário Gafreé e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fabiana Barbosa Assumpção de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Titular.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rosângela da Silva Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

Leila Rangel da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro Universitário Serra dos Órgãos.

Enfermeira. Doutora. Professora Titular. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta. Centro Universitário Serra dos  Òrgãos.

Publicado

05.07.2023

Como Citar

Veiga, M. B. de A., Souza, F. B. A. de, Santos, R. da S., & Silva, L. R. da. (2023). "Como será minha vida com sífilis?" Desafios do diagnóstico em homens à luz de Leininger. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e71679. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71679

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa