Perfil medicamentoso e frequência de polifarmácia em idosos de uma Unidade Básica de Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71311

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Idoso, Atenção Primária à Saúde, Polimedicação

Resumo

Objetivo: identificar o perfil medicamentoso e a frequência de polifarmácia em idosos cadastrados e que fazem acompanhamento em uma unidade básica de saúde. Método: estudo observacional e retrospectivo, realizado em uma unidade básica de saúde de um município do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Foi realizada amostragem aleatória e estratificada para coleta de dados de prontuários físicos e eletrônicos de idosos atendidos nos anos de 2019 e 2020, analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: entre 448 prontuários foram analisados, porém somente 208 (46,4%) foram válidos. Os medicamentos mais prescritos foram losartana (n=72; 34,6%), sinvastatina (n=60; 28,8%) e metformina (n=51; 24,5%). Observou-se 24,0% de frequência de polifarmácia (n=51), maior frequencia de mulheres (n=42; 30,2%) e com significativa associação com diabetes mellitus (p=0,034). Conclusão: a polifarmárcia foi detectada, mais presente nas mulheres, sendo que medicamentos mais utilizados foram relacionados à hipertensão arterial, dislipidemias e diabetes mellitus. Destaca-se a incompletude de informações nos prontuários analisados.

Biografia do Autor

Gabriela Garcia Soares, Prefeitura Municipal de Campinas

Enfermeira. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Enfermeira Residente Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família, Prefeitura de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Isabela Aparecida Gonçalves Prada, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais

Enfermeira.  Especialista em Vigilância Epidemiológica em Gestão dos Serviços de Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Enfermeira Especialista em Políticas e Gestão da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de MG, Uberlândia, MG, Brasil.

Mariana Donadon Caetano, Austa Hospital

Enfermeira. Especialista em Saúde Publica e da Família. Especialista em UTI Geral e Gestão ao paciente crítico. Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso. Enfermeira auditora do Austa Hospital, São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Adriana Cristina Nicolussi, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem na Assistencia Hospitalar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triangulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Publicado

05.07.2023

Como Citar

Soares, G. G., Prada, I. A. G., Caetano, M. D., & Nicolussi, A. C. (2023). Perfil medicamentoso e frequência de polifarmácia em idosos de uma Unidade Básica de Saúde. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e71311. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71311

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa