Prevenção combinada do HIV: estamos diante de um novo paradigma?
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70932Palavras-chave:
HIV, política de Saúde, Prevenção de Doenças [HIV, Health Policy, Disease Prevention] [VIH, Política de Salud, Prevención de Enfermedades]Resumo
Objetivo: refletir sobre a estratégia da prevenção combinada do HIV como um novo paradigma de prevenção. Conteúdo: trata-se de uma análise reflexiva do documento norteador da resposta brasileira a epidemia do HIV: “Prevenção combinado do HIV: bases conceituais para profissionais, trabalhadores(as) e gestores(as) de saúde”, proposta pelo Ministério da Saúde do Brasil, à luz do referencial de Thomas Kuhn em sua obra, “A estrutura das revoluções científicas”. O “novo” paradigma, a prevenção combinada, não evidencia mudanças estruturais nas estratégias de prevenção, apenas realiza incorporações de novas tecnologias em sua política. Considerações finais: a prevenção combinada do HIV não se apresenta como um novo paradigma de prevenção na resposta brasileira à epidemia, mas como uma reorganização das estratégias de prevenção dos paradigmas já vigentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vinícius Rodrigues Fernandes da Fonte, Thelma Spindola, Cristiane Maria Amorim Costa, Márcio Tadeu Ribeiro Francisco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).