As práticas sexuais dos graduandos de enfermagem e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis [Sexual practices of nursing undergraduates and prevention of sexually transmitted diseases]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.16823Palavras-chave:
Práticas sexuais, estudantes universitários, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção [Sexual practices, university students, sexually transmitted diseases, prevention]Resumo
Estudo descritivo, quantitativo realizado com informações do banco de dados da pesquisa Avaliando o conhecimento, as práticas e crenças dos estudantes universitários em relação às doenças sexualmente transmissíveis, com objetivo de identificar as práticas sexuais dos graduandos de enfermagem, a vulnerabilidade e as condutas adotadas para a prevenção dessas doenças. A pesquisa foi desenvolvida, em 2013/2014, em uma universidade pública, no município do Rio de Janeiro, com estudantes de graduação em enfermagem, que responderam a um questionário. Para compor esta investigação, extraiu-se uma amostra de 89 participantes. Os resultados indicam que os jovens não adotam o uso do preservativo de forma contínua, tornando-se vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis. Ações que contribuam na educação para a saúde dos jovens, com estímulo à adoção de práticas sexuais seguras, favorecem a prevenção da ocorrência de doenças sexualmente transmissíveis e devem ser intensificadas.
ABSTRACT
This quantitative, descriptive study drew on the database of the research Evaluating university students’ knowledge, practices and beliefs in relation to sexually transmitted diseases in order to identify the sexual practices of nursing undergraduates, their vulnerability to STDs, and the attitudes and practices they deploy to prevent them. A questionnaire was applied to a sample of 89 undergraduate nursing students at a public university Rio de Janeiro City in 2013-2014. The results showed that these young people’s use of condoms is not continuous, making them vulnerable to contracting sexually transmitted diseases. Actions that contribute to these young people’s health education, including encouragement for their adopting safe sex practices, help to prevent the occurrence of sexually transmitted diseases and should be promoted.
RESUMEN
Estudio descriptivo y cuantitativo realizado con material almacenado en los bancos de datos de la investigación Evaluando el conocimiento, las prácticas y creencias de los estudiantes universitarios en relación con las enfermedades de transmisión sexual, con el objetivo de identificar las prácticas sexuales de los estudiantes de enfermería, la vulnerabilidad y las prácticas adoptadas por los estudiantes para la prevención de esas enfermedades. Fue realizado, en 2013/2014, en una universidad pública, en la ciudad de Río de Janeiro junto a estudiantes de enfermería que respondieron a un cuestionario. Para componer esta investigación se extrajo uma muestra de 89 participantes. Los resultados evidencian que los jóvenes no adoptan el uso de condones de forma continua, lo que los vuelve vulnerables a las enfermedades de transmisión sexual. Acciones que contribuyan a la educación en la salud de los jóvenes, con incentivos a la adopción de prácticas sexuales seguras favorecen la prevención de la ocurrencia de enfermedades de transmisión sexual y deben ser estimuladas.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.16823
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).