Os meios alternativos de comunicação como ferramenta para a prevenção do câncer de próstata [Family social representations for the family health strategy program team]

Autores

  • Bruna Lima
  • Elizabeth Rose da Costa Martins
  • Raquel Conceição de Almeida Ramos
  • Cristiane Maria Amorim Costa
  • Araci Carmen Clos
  • Jaqueline Inácio Correia Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2014.15517

Palavras-chave:

Saúde do homem, meios de comunicação, neoplasias da próstata, promoção da saúde [Men´s health, media, prostate neoplasms, health promotion] [Salud del hombre, medios de comunicación, neoplasias de la próstata, promoción de la saúde]

Resumo

Os homens se tornaram um desafio para as políticas públicas de saúde por representarem altos índices de mor­talidade e morbidade, sendo as redes sociais uma das ferramentas para atrair a participação deles no cuidado com a sua saúde. O objetivo deste estudo foi analisar os meios de comunicação como estratégias de promoção da saúde do homem e de prevenção do câncer de próstata. Trata-se de um estudo descritivo, quantiqualitativo, realizado com 49 homens de uma universidade, no Município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu através de questionário autoaplicável, em 2013. A análise de conteúdo dos depoimentos apontou as categorias - Os meios de comunicação, ferramentas da promoção da saúde e prevenção do câncer de próstata e a inclusão do homem na saúde preventiva. Conclui-se que os meios de comunicação tradicionais não surtiram os efeitos esperados. Os sujeitos utilizariam os meios alternativos de comunicação - como redes sociais, na tentativa de dar qualidade a sua saúde.

 

ABSTRACT

Men have become a challenge for public health policies for showing high mortality and morbidity rates. Social networks have proven to be a useful tool to attract their participation in self-care. This study aimed at analyzing communication media strategies to men’s health promotion and prevention of prostate cancer. This is a descriptive quantitative study, conducted with 49 men from a university in the city of Rio de Janeiro, RJ, Brazil. Data was collected through self-administered question­naires in 2013 Content discourse analysis identified two categories: [1] media, tools for health promotion and prevention of prostate cancer; and [2] inclusion of men in preventive health. Conclusions show that traditional media have not achieved the expected results. Subjects would use alternative media, such as social networks, as an attempt to attain health quality.

 

RESUMEN

Los hombres se convirtieron en un desafío para las políticas de salud pública por representar una alta mortalidad y morbilidad, siendo las redes sociales una herramienta para atraer a su participación en el cuidado de su salud. El objetivo de este estudio fue analizar los medios de comunicación como estrategias para promover la salud de los hombres y prevenir el cáncer de próstata Se trata de un estudio descriptivo cuanticualitativo, hecho con, 49 hombres de una universidad en la ciudad de Río de Janeiro-Brasil. Los datos fueron recolectados a través de cuestionario autoaplicable, en 2013 El análisis de contenido de las declaraciones señaló las categorías - Los medios de comunicación, herramientas de promoción de la salud y prevención del cáncer de próstata; y la inclusión de los hombres en la salud preventiva. En conclusión, los medios tradicionales de comunicación no han logrado los resultados esperados. Los sujetos utilizarían medios alternativos - como las redes sociales, en un intento de dar calidad a su salud.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2014.15669

Publicado

10.03.2015

Como Citar

1.
Lima B, Martins ER da C, Ramos RC de A, Costa CMA, Clos AC, Ferreira JIC. Os meios alternativos de comunicação como ferramenta para a prevenção do câncer de próstata [Family social representations for the family health strategy program team]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 10º de março de 2015 [citado 7º de dezembro de 2024];22(5):656-62. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/15517

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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