Expectativas pós-cárcere de mulheres privadas de liberdade: condição de saúde e trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70891

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Mulheres, Censos, Prisões, Avaliação em Saúde, Trabalho.

Resumo

Objetivo: estimar as expectativas negativas sobre a vida pós-cárcere com relação à condição de saúde e de trabalho e os fatores associados à essas duas variáveis em mulheres privadas de liberdade. Método: estudo transversal, por meio de censo com 99 mulheres que estivessem em cumprimento de pena nos regimes provisório, fechado e semiaberto. Na análise dos dados, foram empregados o teste qui-quadrado e a regressão de Poisson. Na análise múltipla dos fatores associados ao desfecho, foi construído um modelo teórico de determinação com blocos hierarquizados. Resultados: o modelo final ajustado mostrou que a expectativa negativa pós-cárcere em relação à condição de saúde se associou à autoavaliação negativa de saúde (RP: 6,14; IC95%: 2,27-16,60).  A expectativa negativa pós-cárcere sobre a condição de trabalho se associou com as expectativas negativas pós-cárcere em relação a vida pessoal (RP: 7,65; IC95%: 2,82-20,79) e ao padrão de vida. Conclusão: as associações encontradas no estudo demonstram a importância de investimento em políticas de saúde e trabalho para melhores condições futuras pós-encarceramento.

Biografia do Autor

Camila Martins da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017), especialista em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas pelo Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (2020); mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2022). Atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Sociais, população em situação de vulnerabilidade social, Atenção Primária à Saúde.

Danielle Teles da Cruz, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), e doutorado em Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (mestrado e doutorado) e do Mestrado Profissional em Saúde da Família da UFJF. Membro do Corpo Editorial da Revista de APS da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ouvidora Especializada em Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora e representante da Universidade Federal de Juiz de Fora no Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Juiz de Fora. Atua em projetos no âmbito dessas grandes áreas com foco no Sistema Único de Saúde (SUS), Atenção Primária à Saúde, Direito à Saúde, Atenção à Saúde de Grupos Vulneráveis e Envelhecimento.

Isabel Cristina Gonçalves Leite, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1997) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (2002). Professora titular da Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientadora dos programas de pós-graduação stricto sensu em Saúde e Saúde Coletiva (2007) e Mestrado Profissional em Saúde da Família Universidade Federal de Juiz de Fora (2017- 2022). Vice coordenadora e coordenadora de ensino no Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Saúde Coletiva e ex coordenadora adjunta de Administração e Planejamento no Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Saúde (2006 a 2014). Tutora acadêmica da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Odontologia (2012- 2022). Vice coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (set/20-set/22). Bolsista de produtividade em pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Membro da Câmara de Assessoramento Ciências da Saúde da FAPEMIG (2016-2018), recondução (2018-2019). Contemplada com a bolsa do Programa Pesquisador Mineiro (PPM XII). Membro do Comitê Assessor de Pesquisa (Saúde) e Comitê Interinstitucional PIBIC.

 

 

Publicado

12.06.2023

Como Citar

Silva, C. M. da, Cruz, D. T. da, & Leite, I. C. G. (2023). Expectativas pós-cárcere de mulheres privadas de liberdade: condição de saúde e trabalho. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e70891. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.70891

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa